Ilhéus: Lançado o inédito Jornal Ecoteens, parceria do MP com o Colégio Vitória

Representantes de todos os setores envolvidos no projeto Crédito: Ascom.

Representantes de todos os setores envolvidos no projeto
Crédito: Ascom.

O Ministério Público Estadual vivencia uma nova experiência com adolescentes de Ilhéus, com idade entre 13 e 16 anos. Eles agora produzem o jornal “Ecoteens”, cujo conteúdo editorial revela questões ligadas ao meio ambiente. A idéia representa um passo adiante em um projeto de sucesso. Mostra um amadurecimento na ação que é uma parceria entre Ministério Público, Secretaria Municipal de Educação, Centro de Apoio em Medidas Alternativas e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema). Antes, estes parceiros já desenvolviam o projeto com a publicação do “Eco Kids”, envolvendo crianças das escolas públicas e particulares de Ilhéus.

Agora, o projeto amadureceu e ganhou uma visão mais crítica dos adolescentes. O novo formato teve como protagonistas os estudantes do Colégio Vitória, em Ilhéus, e como tema central ‘Tudo está relacionado com tudo’. “Escolhemos o Colégio Vitória pelo histórico de qualidade de ensino e comprometimento na defesa do meio ambiente”, justificou a promotora de Justiça Karina Cherubini, idealizadora do projeto. Tanto o “Eco Kids” quanto o novo “Ecoteens” são financiados com o dinheiro de multas aplicadas contra infratores ambientais.

Para a diretora da escola, Ana Carolina de Melo Blanes, a tarefa dada aos alunos da instituição revelou talentos e permitiu que os adolescentes envolvidos pudessem construir um senso ainda mais crítico a respeito do compromisso que todos devem ter com a sustentabilidade. Além dos estudantes do Vitória, o lançamento foi prestigiado por jovens e adolescentes do Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME).

Integração – “O projeto não revela só um compromisso com o meio ambiente. Ele tem uma importância ainda maior que é o de integrar os estudantes da rede pública com a particular, diminuindo distâncias e promovendo mais cidadania”, elogiou a vereadora Carmelita Ângela. Educadora, Carmelita destacou o tema editorial escolhido pelos alunos do Vitória, ‘Tudo está relacionado com tudo’, garantindo que, quando se socializa informação deste nível, também se permite que “todos se relacionem com todos”.

Para produzir a publicação inédita, os alunos do Vitória promoveram uma série de aulas externas, observando em campo as ações de conservação das florestas e nascentes de rios. As turmas da 5ª série, por exemplo, visitaram a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mãe da Mata, no distrito de Maria Jape, na zona rural do município. O objetivo da aula externa foi confirmar e vivenciar o conhecimento adquirido na teoria, em sala, na disciplina de Ciências, com a professora Ana Marta Almeida. A experiência da aula de campo também foi acompanhada pelas professoras de Filosofia, Priscila Falcão Santana, e de Ciências, Terezinha Vasconcelos.

As turmas da 7ª série fizeram o estudo das dinâmicas naturais dos ambientes litorâneos e as transformações decorrentes das relações entre homem e natureza. O destaque foi para as paisagens naturais e os agentes formadores e transformadores do relevo. As turmas aprofundaram conhecimentos sobre ambientes costeiros, observando os movimentos das correntes marítimas e seu trabalho de modelagem das praias. O trabalho, coordenado pelo professo Emerson de Lima Nascimento, foi realizado nas praias de São Miguel, Norte, Avenida e Nova Brasília.

Em aula de campo da disciplina de Ciências, os alunos da 6ª série aproximaram teoria da prática analisando a diversidade das espécies da flora, na visita à Feira de Flores de Holambra. “Os alunos estudaram o Reino Vegetal que compreende, aproximadamente, 380 mil espécies de plantas. Sabendo que elas são essenciais à sobrevivência dos seres vivos e que desempenham diversas funções nos ecossistemas, poderemos comparar representantes dos principais grupos de vegetais”, explica a professora Therezinha Vasconcelos.

Publicado originalmente em MP Cidadania/Blog de Karina Gomes Cherubini, replicando matéria extraída de Jornal Bahia Online, 06 jun 2012, (site http://www.jornalbahiaonline.com.br/noticia/18654/lancado_o_inedito…, acesso em 09 jun 2012). Disponivel em: http://mpcidadania.ning.com/profiles/blogs/lancado-o-inedito-jornal-ecoteens-parceria-do-mp-com-o-colegio-vi. Acesso em 15 out. 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.