De Chapa Quente Notícias
Criado com o objetivo de conscientizar a população e crianças de escolas públicas e particulares de Ilhéus sobre a importância da preservação do meio ambiente, o jornal Eco Kids chegou à nona edição com mudanças de comportamento. Foi na Escola Municipal da Barra de Itaípe (na mesma área onde está situada a sede do Corpo de Bombeiros) que os alunos disseram que a orientação passada por professores deu resultado no dia-a-dia de cada um. Agora, eles são novos multiplicadores de informações nas suas localidades.
Antes do lançamento do jornal, os alunos foram protagonistas de várias apresentações culturais, a exemplo de shows musicais, jograis e passaram informações didáticas sobre a consciência de se preservar o meio ambiente, com ênfase para a separação de papel, plástico, vidro e metal, dentro dos espaços familiar e escolar. As crianças explicaram que antes de ser descartado e recolhido pela coleta diária do lixo domiciliar, todo o material deve ser lavado, limpo e seco.
Da mesma forma que as edições anteriores, o Eco Kids, com quatro páginas coloridas e de tamanho tabloide, tem a edição financiada por infratores ambientais que recebem pena alternativa, resultado de transação penal com o Ministério Público da Bahia (Procuradoria Geral de Justiça). O apoio é do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Secretaria de Educação de Ilhéus e Fundeb. A nona edição teve a responsabilidade de professores e estudantes da Escola Municipal da Barra de Itaípe, cuja distribuição aconteceu na tarde de sexta-feira (27).
Emília Vila Nova, diretora da escola, disse que nesta edição, os alunos usaram como temática “Eu quero meu ambiente inteiro”, abordando inicialmente o entorno da unidade, situada numa área próxima a manguezal. Em suas páginas foram tratadas questões sobre o manuseio do lixo, através da coleta seletiva, arte, reciclagem, dentre outros. A Escola Municipal da Barra de Itaípe tem atualmente matriculados 265 alunos nos três turnos.
Além da promotora de justiça Karina Cherubini, de José Nazal Pacheco (chefe de Gabinete da prefeitura, que representou o prefeito Newton Lima), Harildon Machado (secretário do Meio Ambiente), Carmelita Ângela (presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores), participaram representantes do Comdema, Marinha, Corpo de Bombeiros, Direc-6, Secretaria de Educação, professores, diretores de várias escolas, alunos e pais de alunos.