Entrevista ou questionário? Qual o instrumento mais vantajoso para a pesquisa?

Segundo Mirian Goldemberg, no livro A arte de pesquisar (2011), os dois instrumentos apresentam vantagens e desvantagens.

O questionário tem a vantagem de ser menos dispendioso e exigir menos habilidade para aplicação. O pesquisado tem mais tempo para resposta e mais liberdade para expressar suas opiniões, sobretudo aquelas que poderiam desagradar a terceiros. A comparação das respostas é facilitada, pela padronização empregada no instrumento. Como desvantagem, está o baixo retorno de respostas. Além disso, há necessidade de endereçá-lo a pessoas que saibam ler e escrever, o que restringe o público-alvo.

Essa desvantagem não ocorre com a entrevista, que pode ser feita com pessoas não alfabetizadas. O retorno também é maior, pois “as pessoas têm maior paciência e motivação para falar do que para escrever”. Outra ponto positivo da entrevista é permitir maior profundidade nas respostas, surgimento de outros dados e abordagem de assuntos mais complexos. Miriam Goldemberg exemplifica com entrevista que sonde as emoções do entrevistado.

A entrevista, todavia, também tem desvantagens. Entre elas, Goldemberg cita a diminuição quantitativa de consultas, já que o número de entrevistas aplicadas, uma de cada vez, é inferior ao número de questionários aplicados. Além disso, pode haver perda de objetividade e afetação do entrevistado pelo entrevistador, sendo importante o estabelecimento de uma relação amistosa para a troca de informações.

No projeto Eco Kids e Eco Teens, os alunos utilizam com mais frequência a entrevista do que o questionário, para a elaboração das matérias sobre meio ambiente. Os alunos da Escola Municipal Clovis Andrade Santos, em Encruzilhada, entrevistaram dez caçadores para a produção da 1ª edição do jornal Eco Kids. Alguns caçadores não quiseram nem responder às perguntas, mas outros falaram sobre continuidade de caça ilegal de animais silvestres.

Eco Kids da Escola Clovis Andrade Santos entrevistaram caçadores sobre a continuidade de caça ilegal

Os alunos do Colégio Madre Savina Petrilli  entrevistaram o prefeito de Itapetinga, para saber de seus projetos para o meio ambiente. A matéria compôs a 1ª edição do jornal Eco Kids desse município.

Alunos do Colégio Savina entrevistaram Prefeito de Itapetinga para o jornal Eco Kids

Também foram entrevistados professores e técnicos, como fizeram os alunos do Colégio Estadual José Sá Nunes, em Vitória da Conquista, que conseguiram uma entrevista com o professor Altemar Rocha, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) sobre o Rio Verruga. A matéria foi para a 15ª edição do jornal Eco Teens de Vitória da Conquista. Desse modo, o projeto favorece o treinamento no emprego de instrumentos da pesquisa científica a partir da educação básica.

Professor Altemar Rocha foi entrevistado para o jornal Eco Teens de Vitória da Conquista

Referência: GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar [recurso eletrônico]: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 2011. ISBN 978-85-01-09680-7.

Imagem da capa: Alunos do Colégio Savina durante entrevistas para a produção do jornal Eco Kids.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.