Despertar para a Arquitetura, mais uma vertente do projeto Eco Kids e Eco Teens

Por trabalhar com ferramentas educomunicativas na área ambiental, o projeto Eco Kids e Eco Teens, coordenado pelo Ministério Público da Bahia, possibilita despertar os alunos para vocações e funções profissionais por vezes nem imaginada por eles, como cinegrafistas,  fotógrafos, biológos, jornalistas, cerimonialistas e redatores.

Em 2017,  três escolas  descobriram mais uma possibilidade : a Arquitetura. Para tanto, envolveram os alunos na elaboração de maquetes para reforma ou revitalização do pátio escolar ou demonstrativa de cidades sustentáveis.

A primeira delas foi a Escola Municipal Manoel Novaes, situada no município de Itapetinga. Envolveu 242 alunos da educação infantil ao Fundamental II na revitalização da escola, como atividade preparatória do jornal Eco Kids. Os alunos, junto com a professora, planejaram e projetaram como queriam o Parque Ecológico Eco Kids, que foi construído pelos professores e pais de alunos, com a parceria dos pequenos arquitetos.

Crédito: Nilton Cirqueira

Parque Ecológico Eco Kids

Crédito: Nilton Cerqueira

A segunda escola a estimular novas profissões associadas a melhoria do ambiente foi o Colégio Estadual Dr. Orlando Leite, em Vitória da Conquista. O projeto arquitetônico e a maquete foram idealizados e executados por alunos do Ensino Fundamental II e Médio. ​ Durante o lançamento da 11ª edição do jornal Eco Teens, os alunos mostraram aos convidados os embelezamentos operados no Colégio.

 

O Colégio Opção, situado no Município de Vitória da Conquista, estimulou os alunos a pensarem como deveriam ser cidades sustentáveis.  A resposta foi dada no lançamento da 9ª edição do jornal Eco Teens, através de maquetes construídas pelos futuros arquitetos, engenheiros, urbanistas…

 

maquete

Energia limpa, possibilidade e necessidade para o meio ambiente

Maquete de cidade sustentável, apresentada por seus autores.

Projeto Eco Kids e Eco Teens! Muito mais que jornais! Meio ambiente sobre diversas vertentes.

Crédito das imagens: Facebook da escola Municipal Manoel Novaes;  Ceol Atualidades e Ministério Público da Bahia

Leia mais:  RANGEL, Juliana. Arquitetura ecológica X Arquitetura sustentável. In: SustentArqui. Rio de Janeiro, 31 jul. 2015. Disponível em: http://sustentarqui.com.br/dicas/arquitetura-ecologica-x-arquitetura-sustentavel/. Acesso em 03 out. 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.