Desmatamento muda até conto de fadas, advertem alunos de Itanhém

A história de Chapeuzinho Vermelho é conhecida internacionalmente e faz parte do gênero literário “conto de fadas”. A personagem principal é uma menina que usa uma capa com capuz de cor vermelha, que inspira seu apelido “Chapeuzinho Vermelho”. Obedecendo à sua mãe, a menina vai levar doces para sua vovó. No entanto, no caminho da floresta, encontra o Lobo Mau, que descobre para onde a menina vai e apressa-se a disfarçar-se de vovó.

Esta é a história tradicional. Todavia, não foi a história contada pelos alunos da Escola Municipal Professor José Alves de Souza, no município de Itanhém (BA), durante uma peça teatral que apresentaram no lançamento da 2ª edição/2016 do jornal ambiental Eco Kids.

Segundo a peça, se a floresta que abrigava o Lobo Mau tivesse sido desmatada, a história teria outro enredo. O encontro entre o Lobo Mau e Chapeuzinho Vermelho poderia ser visto pela mãe da menina ou pelo caçador, que evitariam o restante da história. Ou o Lobo Mau não estaria mais nessa “estrada afora”, pela perda de seu habitat, ocasionada pelo desflorestamento.

Válido o alerta feito em função do jornal Eco Kids. A educação ambiental deve possibilitar essa postura crítica sobre a problemática ambiental e social. E refletir sobre desmatamento ou desflorestamento integra esse processo.

Resta saber se a história de Chapeuzinho Vermelho, sem floresta, seria tão atrativa, como vem sendo desde sua primeira versão escrita, por Charles Perrault, e nas versões posteriores, como a apresentada pelos Irmãos Grimm.

Degradação ambiental na estrada de Chapeuzinho Vermelho, o “caminho da floresta”.

Crédito das imagens: Josileide Santos Nunes
Nota: “De acordo com EMBRAPA (1996) e conforme CNPq e Academia de Ciências do Estado de São Paulo (1987), desmatamento é caracterizado pela prática de corte, capina ou queimada (por fogo ou produtos químicos), que leva à retirada da cobertura vegetal existente em determinada área, para fins de pecuária, agricultura ou expansão urbana”. Disponível em: http://www.ibama.gov.br/areas-tematicas/desmatamento. Acesso em 22 dez. 2016.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.