Desafio: mostre que conhece a linha do tempo da educação ambiental

O exercício foi proposto pelos professores William, Emmanuel e Mary Toili, em seu livro Educação Ambiental para Sustentabilidade, no qual apresentam uma tabela para que o leitor complete, com a indicação dos maiores marcos no crescimento e desenvolvimento da educação ambiental.

Os professores deram uma ajuda, preenchendo a primeira linha.

Vamos tentar?

Ano Atividade Avanço/Realização
1970 Workshop sobre Educação Ambiental sediado em Nevada, Estados Unidos Primeira definição de educação ambiental.
1972    
1975    
1977    
1992    
1997    
2002    

 

Agora, compare suas respostas e veja quantas acertou:

1972 Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, Suécia

Acontecimento ao qual se atribui a inserção da temática da Educação Ambiental (EA) na agenda internacional. (1)

A Educação Ambiental passou a receber atenção especial em praticamente todos os fóruns relacionados com a temática do desenvolvimento e do meio ambiente. Dela resultou a criação do Programa das Nações Unidas apra o Meio Ambiente (Pnuma) , que viria a dividir com a Unesco as questões relativas à Educação Ambiental no âmbito das Nações Unidas. (2)

A conferência sugeriu a ideia de educação ambiental e recomendou a criação de um programa específico, coordenado pela ONU, referente a todas as questões relacionadas ao meio ambiente global e educação ambiental. O programa foi estabelecido em 1973, em Nairobi, Quênia. (3)

1975 Seminário Internacional sobre Educação Ambiental. em Belgrado, na antiga Ioguslávia, atual Sérvia.

Dessa conferência saíram as definições, os objetivos, os princípios e as estratégias para a Educação Ambiental, que até hoje são adotados em todo o mundo. (1)

A Carta de Belgrado é um dos documentos mais importantes sobre Educação Ambiental em termos de conceitos, princípios e diretrizes associados ao desenvolvimento sustentável. (2)

O avanço foi o Programa Internacional de Educação Ambiental, no qual são definidos os princípios e orientações para o futuro. (3).

1977

 

Conferência Intergovernamental Ambiental, organizada pela Unesco, realizada em Tbilisi, Geórgia, então integrante da antiga URSS

Foram enunciadas 41 recomendações sobre Educação Ambiental, incluindo a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade. (2)

A conferência discutiu e reavaliou os objetivos, diretrizes, conceitos-chave e princípios da educação ambiental contidos na Carta de Belgrado. (3)

1987

Congresso Internacional sobre Educação e Formação relativas ao Meio Ambiente, em Moscou, Rússia.

Avaliação do progresso da educação ambiental a partir da Conferência realizada em Tbilisi. (3)

Planejamento de elementos para uma “Estratégia Internacional de ação em matéria de Educação e Formação Ambiental para o decênio de 1990”, composta por investigação e experimentação, elaboração de materiais didáticos, qualificação de pessoal e estabelecimento de canais fluídos de informação. (4)

Reorientação do processo educacional para a década de 90. (5)

1992

 

 

Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida como Eco-92, Rio-92 e Conferência de Cúpula da Terra, no Rio de Janeiro, Brasil.

Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, elaborado pela sociedade civil planetária em 1992, no Fórum Global. (1)

Agenda 21 como plano de ação. Foi recomendado que a educação ambiental fosse incorporada como essencial parte da aprendizagem em todos os níveis de educação -Capítulo 36. (3)

 

1977 Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Sociedade: educação e Consciência Pública para a Sustentabilidade, em Thessaloniki, Grécia

Foi reconhecido que, passados cinco anos da Rio-92, o desenvolvimento da Educação Ambiental era insuficiente, configurando-se a necessidade de uma mudança de currículo. (1)

Essa conferência marcou uma mudança profunda na trajetória da Educação Ambiental, no âmbito da Unesco, nem sempre bem-vista por praticantes da EA. A educação é expressamente colocada como um instrumento privilegiado para alcançar o desenvolvimento sustentável. (2)

2002 Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (CMDS), em Johannesburgo, em 2002, conhecida como Rio + 10

Recomendou que a ONU proclamasse uma decênio para a educação quando ao desenvolvimento sustentável. (2)

A recomendação foi atendida, tendo o perídodo de 2005-2014 sido declarado como Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. (2)

Diversas recomendações relacionadas com a educação foram contempladas nesse plano, mas de modo geral e não especialmente sobre educação ambiental. (2)

2007 4ª Conferência Internacional sobre Educação Ambiental, em Ahmadabad, Índia

Foi aprovada a Declaração de Ahmedabad 2007: uma chamada para a ação, com o subtítulo Educação para a Vida: a Vida pela Educação. (6)

 

Referências:

(1) HISTÓRIA da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo. Portal Resíduos Sólidos, 12 dez. 2013. Disponível em: https://portalresiduossolidos.com/historia-da-educacao-ambiental-brasil-e-mundo/ . Acesso em: 30 abr. 2020.

(2) BARBIERI, José Carlos; SILVA, Dirceu da. Desenvolvimento sustentável e educação ambiental: uma trajetória comum com muitos desafios.RAM, Rev. Adm. Mackenzie (Online), São Paulo , v. 12,n. 3,p. 51-82,June2011 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712011000300004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 30 abr. 2020.

(3) TOILI, William W. TOILI, Emmanuel W. TOILI, Mary E.M.Environmental Education for Sustainability. First Edition. Toili Educational Publishers, 2019, location 513-655 Edição do Kindle.

(4) REIS, Janette de Fátima. Educação Ambiental: Pauta que Conecta a Formação de Professores. Revista Eletrônica Igarapé, Nº 03, Maio de 2014- ISSN 2238-7587 http://www.periodicos.unir.br/index.php/igarape. Acesso em: 30 abr, 2020.

(5) MORADILLO, Edilson Fortuna de; OKI, Maria da Conceição Marinho. Educação ambiental na universidade: construindo possibilidades.Quím. Nova,São Paulo, v. 27, n. 2, p. 332-336, Apr. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422004000200028&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 30 abr. 2020.

(6) DEA divulga relatório de conferência de Ahmedabad. Portal do Ministério do Meio Ambiente, 20 dez. 2007. Disponível em: https://www.mma.gov.br/informma/item/4548-dea-divulga-relatorio-de-conferencia-de-ahmedabad . Acesso em: 30 abr. 2020

Imagem da capa: Freepik. Disponível em: Negócio foto criado por asier_relampagoestudio – br.freepik.com. Acesso em: 01 maio 2020.

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