O exercício foi proposto pelos professores William, Emmanuel e Mary Toili, em seu livro Educação Ambiental para Sustentabilidade, no qual apresentam uma tabela para que o leitor complete, com a indicação dos maiores marcos no crescimento e desenvolvimento da educação ambiental.
Os professores deram uma ajuda, preenchendo a primeira linha.
Vamos tentar?
Ano |
Atividade |
Avanço/Realização |
1970 |
Workshop sobre Educação Ambiental sediado em Nevada, Estados Unidos |
Primeira definição de educação ambiental. |
1972 |
|
|
1975 |
|
|
1977 |
|
|
1992 |
|
|
1997 |
|
|
2002 |
|
|
Agora, compare suas respostas e veja quantas acertou:
1972 |
Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, Suécia |
Acontecimento ao qual se atribui a inserção da temática da Educação Ambiental (EA) na agenda internacional. (1)
A Educação Ambiental passou a receber atenção especial em praticamente todos os fóruns relacionados com a temática do desenvolvimento e do meio ambiente. Dela resultou a criação do Programa das Nações Unidas apra o Meio Ambiente (Pnuma) , que viria a dividir com a Unesco as questões relativas à Educação Ambiental no âmbito das Nações Unidas. (2)
A conferência sugeriu a ideia de educação ambiental e recomendou a criação de um programa específico, coordenado pela ONU, referente a todas as questões relacionadas ao meio ambiente global e educação ambiental. O programa foi estabelecido em 1973, em Nairobi, Quênia. (3)
|
1975 |
Seminário Internacional sobre Educação Ambiental. em Belgrado, na antiga Ioguslávia, atual Sérvia. |
Dessa conferência saíram as definições, os objetivos, os princípios e as estratégias para a Educação Ambiental, que até hoje são adotados em todo o mundo. (1)
A Carta de Belgrado é um dos documentos mais importantes sobre Educação Ambiental em termos de conceitos, princípios e diretrizes associados ao desenvolvimento sustentável. (2)
O avanço foi o Programa Internacional de Educação Ambiental, no qual são definidos os princípios e orientações para o futuro. (3).
|
1977 |
Conferência Intergovernamental Ambiental, organizada pela Unesco, realizada em Tbilisi, Geórgia, então integrante da antiga URSS
|
Foram enunciadas 41 recomendações sobre Educação Ambiental, incluindo a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade. (2)
A conferência discutiu e reavaliou os objetivos, diretrizes, conceitos-chave e princípios da educação ambiental contidos na Carta de Belgrado. (3)
|
1987 |
Congresso Internacional sobre Educação e Formação relativas ao Meio Ambiente, em Moscou, Rússia.
|
Avaliação do progresso da educação ambiental a partir da Conferência realizada em Tbilisi. (3)
Planejamento de elementos para uma “Estratégia Internacional de ação em matéria de Educação e Formação Ambiental para o decênio de 1990”, composta por investigação e experimentação, elaboração de materiais didáticos, qualificação de pessoal e estabelecimento de canais fluídos de informação. (4)
Reorientação do processo educacional para a década de 90. (5)
|
1992 |
Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida como Eco-92, Rio-92 e Conferência de Cúpula da Terra, no Rio de Janeiro, Brasil.
|
Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, elaborado pela sociedade civil planetária em 1992, no Fórum Global. (1)
Agenda 21 como plano de ação. Foi recomendado que a educação ambiental fosse incorporada como essencial parte da aprendizagem em todos os níveis de educação -Capítulo 36. (3)
|
1977 |
Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Sociedade: educação e Consciência Pública para a Sustentabilidade, em Thessaloniki, Grécia |
Foi reconhecido que, passados cinco anos da Rio-92, o desenvolvimento da Educação Ambiental era insuficiente, configurando-se a necessidade de uma mudança de currículo. (1)
Essa conferência marcou uma mudança profunda na trajetória da Educação Ambiental, no âmbito da Unesco, nem sempre bem-vista por praticantes da EA. A educação é expressamente colocada como um instrumento privilegiado para alcançar o desenvolvimento sustentável. (2)
|
2002 |
Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (CMDS), em Johannesburgo, em 2002, conhecida como Rio + 10 |
Recomendou que a ONU proclamasse uma decênio para a educação quando ao desenvolvimento sustentável. (2)
A recomendação foi atendida, tendo o perídodo de 2005-2014 sido declarado como Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. (2)
Diversas recomendações relacionadas com a educação foram contempladas nesse plano, mas de modo geral e não especialmente sobre educação ambiental. (2)
|
2007 |
4ª Conferência Internacional sobre Educação Ambiental, em Ahmadabad, Índia |
Foi aprovada a Declaração de Ahmedabad 2007: uma chamada para a ação, com o subtítulo Educação para a Vida: a Vida pela Educação. (6)
|
Referências:
(1) HISTÓRIA da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo. Portal Resíduos Sólidos, 12 dez. 2013. Disponível em: https://portalresiduossolidos.com/historia-da-educacao-ambiental-brasil-e-mundo/ . Acesso em: 30 abr. 2020.
(2) BARBIERI, José Carlos; SILVA, Dirceu da. Desenvolvimento sustentável e educação ambiental: uma trajetória comum com muitos desafios.RAM, Rev. Adm. Mackenzie (Online), São Paulo , v. 12,n. 3,p. 51-82,June2011 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712011000300004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 30 abr. 2020.
(3)
TOILI, William W. TOILI, Emmanuel W. TOILI, Mary E.M.Environmental
Education for Sustainability.
First Edition. Toili Educational Publishers, 2019, location 513-655
Edição do Kindle.
(4) REIS, Janette de Fátima. Educação Ambiental: Pauta que Conecta a Formação de Professores. Revista Eletrônica Igarapé, Nº 03, Maio de 2014- ISSN 2238-7587 http://www.periodicos.unir.br/index.php/igarape. Acesso em: 30 abr, 2020.
(5)
MORADILLO,
Edilson Fortuna de; OKI, Maria da Conceição Marinho. Educação
ambiental na universidade: construindo possibilidades.Quím.
Nova,São
Paulo, v. 27, n. 2, p. 332-336, Apr. 2004. Disponível
em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422004000200028&lng=en&nrm=iso>.
Acesso
em: 30 abr. 2020.
(6) DEA divulga relatório de conferência de Ahmedabad. Portal do Ministério do Meio Ambiente, 20 dez. 2007. Disponível em: https://www.mma.gov.br/informma/item/4548-dea-divulga-relatorio-de-conferencia-de-ahmedabad . Acesso em: 30 abr. 2020
Imagem da capa: Freepik. Disponível em: Negócio foto criado por asier_relampagoestudio – br.freepik.com. Acesso em: 01 maio 2020.