Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Bahia tem nova composição

Do Portal da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) participou no dia 16/11, no auditório da SEC, da cerimônia de posse dos 34 novos integrantes da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Bahia (CIEA). A Comissão é composta por representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs), movimentos sociais, Poder Público municipal dos domínios dos Biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, segmentos governamental, instituições de ensino, sociedade civil e setor privado.

Durante a abertura do evento, o superintendente de Estudos e Pesquisas Ambientais (SEP) da Sema, Luiz Ferraro, propôs, aos novos membros, uma reflexão sobre o cenário político atual e a atuação da CIEA para a implementação de ações efetivas no campo da educação ambiental. “É necessário rever os espaços de diálogo, a Educação Ambiental está sendo tratada dentro de um grupo já ambientado, a Comissão precisa ser um espaço de consolidação da política junto à sociedade, não apenas para os educadores. É um tema que está relacionado ao cotidiano da população, a precarização do trabalho e da qualidade de vida fica muito mais visível quando analisado na perspectiva ambiental”, destacou.

Empossado como representante das ONG’s e Movimentos Sociais da região da Chapada Diamantina para o biênio 2016/18, o diretor geral do Grupo Ambientalista de Palmeiras, Joás Brandão, ressaltou que pretende levar à CIEA sua experiência em ações de reciclagem e socioambientais. “Vamos contribuir com pequenas atitudes para transformar, no dia-a-dia, a relação da sociedade com o meio ambiente, em especial a sensibilização para a preservação, com ações simples como a não utilização de copos descartáveis durante reuniões, poderemos evitar danos ao meio ambiente”.

A CIEA é presidida por um Colegiado de Coordenação composto pela Sema e Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). Os novos membros, que atuarão ao longo do Biênio 2016/2018, foram eleitos após as inscrições das instituições por meio de um Edital publicado no Diário Oficial do Estado, em 19 de janeiro de 2016.

O coordenador de Educação Ambiental da SEC, Fábio Barbosa, deu boas vindas aos novos representantes “Este colegiado renova-se, que esta nova composição chegue com espírito de luta por ações proativas e proposições para o fortalecimento e enraizamento da educação ambiental no estado”, pontuou.

A coordenadora executiva dos Colegiados da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Mariana Mascarenhas, realizou uma apresentação sobre a função e os trabalhos da Comissão e as competências de seus integrantes. “Entregamos a cada membro um kit com publicações sobre a Política e Programa Estadual de Educação Ambiental, bem como informativos a respeito do funcionamento e dinâmica da CIEA. Procurei demonstrar a importância do envolvimento de cada um no fazer a CIEA acontecer. Expliquei também a nova distribuição de atividades administrativas e operacionais, como por exemplo, a elaboração das atas das reuniões que agora será de responsabilidade dos membros”.

Extraído de: Portal da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia,  Salvador, 17 nov. 2016.  Disponível em: http://www.meioambiente.ba.gov.br/2016/11/10950/Comissao-Interinstitucional-de-Educacao-Ambiental-da-Bahia-tem-nova-composicao.html. Acesso em 21 nov. 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.