Aulas de fotografia e de jornalismo garantidas para os estudantes de Ilhéus

Para a preparação do Jornal Eco Teens, periódico com matérias ambientais elaborado por alunos da rede pública e privada de ensino de Ilhéus, foram idealizadas oficinas de fotografia e de jornalismo, reforçando o trabalho de educação ambiental desenvolvido na escola encarregada da edição.
A oficina de fotografia consiste em aula teórica sobre luz, foco, uso dos equipamentos, história da fotografia, complementada por aula externa, oportunidade em que os alunos colocam em prática os ensinamentos, tirando fotos que entrarão na composição do Jornal Eco Teens. Já a oficina de jornalismo capacita os alunos sobre termos básicos usados em redação de jornal, como editorial, boneca, release, etc., bem como sobre a distribuição das matérias nas páginas. Essa oficina termina com a visita dos alunos a uma gráfica, para ver de perto a impressão de um jornal.
Dois profissionais aceitaram o desafio de capacitar os estudantes que elaborarão a 4ª e a 5ª edições do Jornal Eco Teens. As aulas de fotografia serão ministradas por Sandro Andrade, fotógrafo premiado pela WPS – Wedding Photography Select. As oficinas de jornalismo serão dadas por Juliana de Moura, jornalista do Diário de Ilhéus, com profunda experiência na assessoria de comunicação de órgãos públicos e privados.
Ideias não faltam aos profissionais, que foram festejados em sua adesão ao projeto pelos demais membros do Conselho Editorial. As primeiras oficinas serão para as oitivas séries do Instituto Municipal Eusínio Lavigne, capacitando cerca de duzentos alunos. Logo em seguida, Sandro Andrade e Juliana de Moura prepararão os alunos do Colégio Estadual Paulo Américo para o lançamento do Jornal Ambiental
O Jornal Eco Teens é projeto desenvolvido pelo Ministério Público da Bahia, em parceria com o Município de Ilhéus, através do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Conselho de Acompanhamento do Fundeb e Secretaria Municipal de Educação, e com o Estado da Bahia, através da Direc-6. Seu público alvo são alunos do Ensino Fundamental II.
Planeja-se expor o trabalho dos alunos, supervisionado por esses profissionais,  no centro de Ilhéus, ao final do ano. Fique na expectativa!

Saiba mais:
Para ver as fotos premiadas de Sandro Andrade, acesse http://www.weddingphotographyselect.co.uk/international/awards/wps-awards-intl.php?ID=632

Para relembrar uma das matérias de Juliana de Moura
http://www.blogdogusmao.com.br/v1/2011/10/20/simulacao-importante/

Crédito da imagem da Capa: arquivos da 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus/Rafael Lordelo.
Publicado originalmente no Blog Isto lhe Interessa, 23 de maio de 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.