Associar aulas de inglês à Educação Ambiental? Por que não?

Os nomes Eco Kids e Eco Teens para o projeto do Ministério Público da Bahia foram escolhidos justamente para possibilitar a integração da Educação Ambiental ao ensino da língua estrangeira. Embora tradicionalmente os alunos elaborem as matérias para os jornais ambientais na língua pátria, nada impede que venham elaborar notícias usando outro idioma, sem se afastar do estudo do meio ambiente. Afinal, é a própria Lei Federal nº 9.795, de 27 de abril de 1999,  que coloca como objetivos da educação ambiental a interdisciplinaridade e a abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais. Para tanto, o conhecimento de outro idioma atua como facilitador.

Quer ver um exemplo?  Veja as dicas dadas no blog da Englistown, sobre desastres naturais. Os professores de Geografia e Ciências, certamente, aprovariam essa aula de Inglês!

Falando de desastres naturais em inglês,

por Vanessa Spirandeo

Parece que, hoje, as pessoas estão mais atentas ao que é (ou não) ecologicamente correto. Isso porque nossas escolhas têm impacto direto na natureza e nos natural disasters (desastres naturais em inglês). Já falamos de ecologia e meio ambiente em inglês e, hoje, vamos falar um pouco desses desastres.

A maioria dos natural disasters acontece por conta de severe weather (condições climáticas extremas). É o caso de thunderstorms (tempestades de raios), que trazem damaging winds (ventos que causam estrago).

Outro desastre causado pela weather são os tornadoes (tornados). Aliás, eles costumam se formar em associação com as thunderstorms, em função do vento. Falando nisso, você conhece a diferença entre tornado e hurricane (furacão)? A mais significativa é que, apesar de ambos serem espirais de ventos fortíssimos, o tornado dura entre minutos e horas e afeta regiões menores, enquanto o hurricane pode durar dias e causa um estrago muito maior numa área igualmente maior.

Uma flood (enchente ou cheia) também é um desastre perigoso. Curiosamente, o oposto é igualmente catastrófico: a drought (seca). Ambas as situações podem ser comuns em determinadas regiões, como podem ser resultados das climate changes (mudanças climáticas). Essas mudanças também podem causar  (aquecimento global).

Um desastre natural que tem a própria natureza como primeira vítima são os wildfires (incêndios florestais). Esse tipo de fire inclui todo o fogo sem controle que destrói qualquer forma de vegetação. O calor excessivo das mudanças climáticas pode causar esse tipo de desastre, porém ele também pode ser causado por descuido humano.

Os earthquakes (terremotos), a princípio, ocorrem independente das climate changes. Quando eles atingem grandes áreas do mar de forma repentina, podem causar tsunamis. Um tsunami também pode ser resultado de grandes volcanic eruptions (erupções vulcânicas) ou de underwater landslide (deslizamento de terra submarino).

Nossa, quanto desastre, não? E todos, sem dúvida, muito tristes. Você saberia o que fazer se encarasse algum deles?

– See more at: http://www.englishtown.com.br/blog/falando-de-desastres-naturais-em-ingles/#sthash.1EhTLTZv.dpuf

SPIRANDEO, Vanessa. Falando de desastres naturais em inglês. In: Englistown/Expressões e Vocabulário.  15 mar. 2016. Disponível em<http://www.englishtown.com.br/blog/falando-de-desastres-naturais-em-ingles/>. Acesso em 23 mar. 2016.

Crédito da Imagem: Englistown, postagem mencionada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.