Alunos que participam do projeto Eco Kids e Eco Teens promovem melhorias em suas escolas

Mudar o mundo pode ser difícil, mas pode-se começar por mudar a si próprio e o nosso entorno. Esta têm sido uma das conclusões a que chegam os alunos que participam do projeto de educação ambiental Eco Kids e Eco Teens, coordenado pelo Ministério Público da Bahia e desenvolvido em parceria com os municípios.

Em 2014, o Colégio Estadual São João Batista, situado em Vitória da Conquista, adotou com título do jornal Eco Teens o título: “Transformando o meio ambiente a partir de nossa Escola”. Os alunos demonstraram que pequenas mudanças de conduta, como evitar o desperdício de água do bebedouro da escola, podem contribuir para o meio ambiente.  

Em 2015 , os 750 alunos da Escola Municipal Pedro Agrizzi Neto, em Teixeira de Freitas,  reformaram o pátio da escola como preparação para a 3ª edição do jornal Eco Kids, lançada em 03 de dezembro.

Antes da edição do jornal Eco Kids- Escola Pedro Agrizzi

Escola implementou paisagismo com o projeto Eco Kids.

Em 2016, a Escola Estadual Alaor Coutinho, em Vitória da Conquista, também escolheu a melhoria do ambiente escolar como prática de contribuição para o meio ambiente. Os 180 alunos envolvidos no projeto construíram um espaço de convivência e  horta circular na escola, que ficaram prontas para o lançamento da 7ª edição do jornal Eco Kids, ocorrido em 19 de agosto.

Área de convivência construída com participação dos alunos.

Crédito: Promotoria Regional de Vitória da Conquista/Ana Júlia Paixão

Horta circular, uma das novidades da escola para o lançamento do Eco Kids.

Crédito: Promotoria Regional de Vitória da Conquista/Ana Júlia Paixão

O Colégio Estadual Adelmário Pinheiro, em Vitória da Conquista,  aprovou a experiência e com auxílio dos alunos, promoveu a revitalização do espaço escolar, para o lançamento da Eco Teens, no dia 01 de dezembro de 2016. O título do jornal foi “Mais vida em minha Escola”.

Em 2017, duas escolas, em diferentes cidades, investiram no embelezamento do espaço escolar. A Escola Municipalizada Manoel Novaes construiu o “Parque Ecológico Eco Kids” para o lançamento da 3ª edição do jornal Eco Kids, em Itapetinga, que será lançado no dia 11 de novembro de 2017.

Crédito: Nilton Cirqueira

Crédito Nilton Cirqueira

Já o Colégio Estadual Dr. Orlando Leite promoveu uma gincana, como atividade do projeto Eco Teens. Uma das tarefas propostas para as equipes foi a construção de objetos com pneus inservíveis. Os alunos construíram diversas floreiras e, não se contentando, deixaram o muro e todo espaço escolar embelezado. As tarefas estão registradas na 11ª edição do jornal Eco Teens, que será lançado no dia 20 de outubro de 2017, em Vitória da Conquista.

Alunos embelezam a escola a partir de Gincana Eco Teens. Crédito: Colégio Dr. Orlando Leite.

Alunos pintam o muro com as mãos e formam a copa de uma árvore. Crédito: Colégio Estadual Dr. Olando Leite.

E você? Como constribui para o meio ambiente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.