Professora Patrícia Machado Moreira, da Escola Municipal José Mozart Tanajura, em Vitória da Conquista, aceitou ao convite da Promotoria de Justiça Regional de Meio Ambiente para dar seu depoimento sobre a aula de campo no aterro sanitário de Vitória da Conquista, realizada no dia 30 de maio de 2016, no turno matutino, com as turmas do oitavo ano, A e B.
A aula externa foi também acompanhada pela professora Sônia Souza e teve apoio da direção e coordenação da Escola. Os alunos aprenderam com Valmirando Matias Dias, que trabalha no local, sobre a importância do Aterro Sanitário. Durante a demonstração de como é feita a pesagem dos resíduos, os alunos participaram de um desafio coletivo: subir na balança e descobrir quanto pesavam. O resultado foi surpreendente: uma tonelada e meia!
Aula de campo sobre resíduos no aterro sanitário. |
Alunos da Escola José Mozart Tanajura são pesados na balança do Recicla Conquista. |
Segundo Patrícia, “foi possível ver, na prática, o que já tínhamos visto em sala de aula, a importância da separação dos recicláveis em casa, pois assim iríamos ajudar o trabalho dos profissionais do Recicla Conquista. Foi de grande aprendizado observar o processo pelos quais todos os recicláveis passam e a diferença de um para o outro neste processo de separação. Se não reciclarmos o mundo irá se encher de materiais que levam anos e até décadas para se decompor, desta forma a reciclagem é extremamente importante para a vida no planeta Terra”.
O lançamento da edição do Jornal Eco Teens, preparado pelos alunos da Escola Municipal José Mozart Tanajura, está marcado para o dia 29 de julho de 2016, às 18h30min, na própria escola. É a segunda edição do Eco Teens, neste ano, em Vitória da Conquista.
Programe-se e compareça!