Os jornais Eco Kids e Eco Teens ganharam fortes aliados em Vitória da Conquista, com a parceria entre Ministério Público da Bahia e Curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Bahia (UESB). Através de um projeto de extensão coordenado pelo Professor Doutor Rubens Sampaio, universitários do 4º semestre, da disciplina de jornalismo escrito, auxiliarão na produção dos jornais ambientais, mediante atividades desenvolvidas diretamente nas escolas.
Para tanto, os universitários poderão ministrar oficinas sobre produção de jornais a professores e alunos do ensino fundamental e médio, bem como orientar na preparação da parte estética do jornal. As matérias dos jornais ambientais continuarão sendo feitas pelas crianças e adolescentes, mas caberá aos universitários facilitar o processo, com dicas sobre estilo jornalístico, elaboração de manchetes, elementos obrigatórios de jornal, como editorial, entre outras atividades da monitoria.
As escolas participantes do projeto Eco Kids e Eco Teens, em reunião realizada nesta manhã, na Promotoria de Justiça Regional de Meio Ambiente de Vitória da Conquista, prontamente aceitaram a nova parceria. Com ressaltou Edivanda Trindade Damasceno, professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Abdias Menezes, “o projeto Eco Kids e Eco Teens não se trata da entrega de um jornal como produto finalístico; há todo um processo, uma caminhada para produzir os jornais ambientais, com matérias autorais dos alunos, com uso de diferentes linguagens. Poder contar com essa parceria facilitará o processo.”
Professora Edivanda Damasceno comenta projeto Eco Kids e Eco teens |
Universitários formam duplas para trabalhar em cada escola do projeto Eco Kids e Eco Teens |
Veja como ficou a divisão dos universitários e escolas para o projeto Eco Kids e Eco Teens em 2018:
Escola Municipal Francisco Antonio de Vasconcelos (CEI de Cabeceira)
Isabella Costa Carvalho e Gabriel Oliveira Pires |
Colégio Estadual Sá Nunes
Luana dos Santos Figueiredo e Maria Fernanda Feminella Campos, |
Escola Monteiro Lobato
Tarcísio Arcanjo de Oliveira e Marcelo Bahiano Andrade |
Colégio Estadual Abdias Menezes
Tamires Tavares Pires e Jônatas Alves dos Santos Ferraz |
Escola Municipal Professora Iza Medeiros
Fabiana Amorim Amaral e Brenda Tomaz Maranhão Xavier |
Escola Municipal Antônio Machado Ribeiro*
Nathalia Fernandes Purificação e Nayalla Carvalho Peixoto Souza |
Crédito das imagens: Ministério Público da Bahia/Antonio Coqueiro Neto
*Em substituição à Escola Municipal Juiz Dr. Helder Thomaz, efetuada em 12/03/2018.