Alunos da Escola Nucleada Aritaguá II lançam segunda edição do Eco Teens

Do Jornal Bahia On Line

Estudantes do Fundamental 2 da Escola municipal Nucleada de Aritaguá II, na Ponta da Tulha, localidade rural de Ilhéus, lançaram na tarde da última quarta-feira (10) mais uma edição do jornal Eco Teens. A publicação tem cunho ambiental e é custeado por infratores ambientais, cuja elaboração fica por conta dos próprios alunos. Durante cerca de três meses os estudantes participaram de oficinas de fotografia, ministrada pela fotógrafa Karina Passos, e de jornalismo, com a jornalista que integra a equipe da Assessoria de Comunicação do Ministério Público da Bahia, em Salvador, Maiama Cardoso.

Em Ilhéus, o projeto Eco Kids é desenvolvido através da 8ª Promotoria de Justiça, em conjunto com Secretaria Municipal da Educação e do Meio Ambiente, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Conselho de Acompanhamento do Fundeb. Durante a solenidade de lançamento estavam presentes a promotora pública Karina Cherubini; a presidente da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI), Enilda Mendonça; o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), Cid Póvoas; o representante do Conselho Municipal do Fundeb, Amarílio de Santana; e as  representantes da Secretaria da Educação, a diretora pedagógica Sara Lemos; a gerente das Escolas Nucleadas do Campo, Eleny Correia, e a professora Patrícia Prisco.

O jornal Eco Teens é baseado no tema “O planeta ensina, a gente aprende”. Na edição, é possível apreciar os trabalhos dos alunos de Aritaguá II e seu olhar adolescente como “jornalistas” e “fotógrafos”, tratando de temas ambientais. O projeto foi acompanhado pelas professoras Lania Roberta (Matemática), Lucimara e Débora (Linguagens), que estimularam os alunos em diferentes atividades, incluindo coleta seletiva na praia e visita ao aterro do Itariri, em Ilhéus.

Para a diretora da escola, a professora Maria da Glória Alves Santos, a iniciativa vem despertando interesse dos alunos por outras àreas de conhecimento, o que ajuda a melhorar o rendimento em sala de aula. Na opinião da aluna Samile Costa dos Santos, de 13 anos, “o projeto é uma ótima iniciativa é será bastante proveitoso no futuro”. Já na visão de Luciana de Oliveira Santos, de 17 anos, que também participa do Eco Teens, “as oficinas estimulam os estudantes a pensar e contribuir para transformar a realidade em volta, além de promover o entrosamento entre os adolescentes e a internet”.

Na opinião da promotora Karina Cherubini, o projeto incentiva a leitura e a escrita voltada para o meio ambiente, trabalhando principalmente com a realidade próxima de cada aluno. “A iniciativa gera ainda uma oportunidade de conscientizar os alunos, que escolheram as pautas a serem desenvolvidas no jornal e de estimular a criatividade dos professores, que realizaram um trabalho transversal, introduzindo a necessidade dos cuidados com o meio ambiente, nas mais diversas matérias ofertadas na escola”, disse.

Para a secretária Lidiney Campos “o Eco Teens ajuda ainda a integrar a comunidade escolar e aumentar o interesse do aluno em ajudar sua comunidade”. Essa foi a segunda edição do Eco Teens – a primeira foi feita pelos alunos do Colégio Vitória – e o Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne será o próximo a realizar o projeto Eco Teens. Já o Eco Kids, que contempla uma faixa etária menor, está em sua 7ª edição. Mais informações sobre o Eco Teens podem ser obtidas pelo site ww.mpcidadania.ning.com.

Disponível em : http://www.jornalbahiaonline.com.br/noticia/20113/alunos_da_escola_nucleada_aritagua_ii_lancam_segunda_edicao_do_eco_teens#sthash.nLeYP8Zw.dpuf.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.