Ah, essas plantas temperamentais…

Você pensa que só os humanos têm manias e características comportamentais? Está muito enganado. As plantas também têm comportamento bem definido, principalmente na disputa pelo sol. Afinal, quem não gosta de sombra e água fresca? Ou, ao contrário, quem não precisa da luz solar?

É aí que começa a disputa. Todas querem seu lugar ao sol, umas mais, outras menos. E nessa competição pela luz,  revelam seu “ser interior”, sua personalidade. (sim, você leu certo, competição! Não é porque as árvores e demais vegetais não caminham que deixam de ser “briguentos” e disputar seu espaço.

As plantas disputam seu lugar ao sol. Entre elas, há competição.

Pois bem. Na “análise psicológica” dos vegetais, que é feita pelos biólogos, ecologistas, botânicos e demais estudiosos das ciências ambientais, as plantas podem ser tolerantes, intolerantes e oportunistas. Quem não conhece alguém assim?

Mas em se tratando de plantas e seu comportamento no seu ambiente natural, vale a pena ler um pouquinho mais sobre essas personalidades. Para tanto, Cleiton Costa Ramos, Especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento, apresenta interessante resumo. Vamos acompanhar?

Conforme o comportamento da planta à competição por luz, elas podem ser classificadas segundo (Baurr, 1964), como:


a)Tolerantes – as espécies que habitam o teto das codominantes para baixo; são espécies que necessitam de um considerável grau de sombra para seu desenvolvimento inicial;

b)Intolerantes ou sucessionais – são espécies que requerem luminosidade plena para germinação e principalmente para o desenvolvimento satisfatório das mudas. Caracterizam-se pelo rápido crescimento, principalmente no estágio inicial de desenvolvimento.


c)Oportunistas – são espécies que vegetam bem em competição por luz, mas ao receberem luz em abundância, crescem rapidamente e atingem os tetos dominantes.
 

 

Referência:

RAMOS, Cleiton Costa. Relatório de análise em campo, Vitória da Conquista, ago. 2021. In: Procedimento Administrativo nº 644.9.157977/2019. Ministério Público da Bahia. Acesso em: 24 set. 2021.

Créditos das imagens:

Capa: Fundo de selva. Disponível em:<a href=”https://br.freepik.com/vetores/fundo”>Fundo vetor criado por freepik – br.freepik.com</a>. Acesso em: 24 set. 2021.

Vetor de boxeador: Freepik. Disponível em:<a href=’https://br.freepik.com/vetores/pessoas’>Pessoas vetor criado por user10320847 – br.freepik.com</a>. Acesso em: 24 set. 2021.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.