A ecopedagogia como prática ecopedagógica inclusiva em escolas de Vitória da Conquista na Bahia

Em artigo publicado na Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande,  Nayara Alves de Sousa e Sílvia Kimo Costa, doutoras em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz, e Milton Ferreira da Silva Junior, Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia, UFBA,  analisam e comparam as práticas ecopedagógicas e o processo de educação inclusiva em três escolas de Vitória da Conquista. O estudo faz referência ao jornal ambiental Eco Kids, elaborado por uma das escolas analisadas para fins da pesquisa. 

Acompanhe o resumo do artigo:

O artigo caracteriza as práticas ecopedagógicas relacionadas ao processo de inclusão escolar de crianças com deficiência (física, auditiva, visual, mental e múltipla) em três escolas de Vitória da Conquista na Bahia. Sendo uma particular, outra municipal e uma não governamental. A pesquisa é qualitativa, baseia-se Ecopedagogia e nas observações realizadas entre fevereiro de 2012 a junho de 2015 das práticas ecopedagógicas voltadas às crianças com deficiência de 5 a 8 anos. Os dados foram coletados através de um roteiro de observação e registrados no diário de campo. A análise fundamentou-se teórico-metodologicamente em Gutiérrez e Prado (2008) e Gadotti (2000, 2008, 2010). Os resultados mostraram que as instituições são inclusivas, realizam práticas ecopedagógicas através de projetos ambientais e que mesmo não comprometendo a inclusão das crianças, constataram-se obstáculos a serem sanados.

Palavras-chave: Ecopedagogia; Práticas ecopedagógicas; Inclusão escolar.

 

Para ler na íntegra, acesse https://www.seer.furg.br/remea/article/viewFile/5072/3271 ou clique aqui.

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