O descarte de forma adequada do material não-reutilizável, como luvas e máscaras é tão importante quanto a utilização desses materiais de proteção durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Caso contrário, as máscaras e luvas podem funcionar como difusores da doença.
A orientação é do coordenador da vigilância sanitária e ambiental de Vitória da Conquista, Maico Mares, como forma de manter a contaminação fora do alcance dos profissionais de limpeza urbana e também daqueles que manipulam o lixo doméstico, como garis e coletores de reciclagem.
O profissional aconselha efetuar o descarte se possível do lado de fora da casa, com a retirada cuidadosa da máscara e sua colocação em um saco específico. “É importante, entretanto, que esta sacola não permaneça avulsa, devendo ser colocada, ainda, do lado de dentro do saco do lixo orgânico (não reciclável) da casa”, explica.
Acompanhe outras dicas:
- Não descartar o material aleatoriamente na rua, em logradouros públicos, ou nos recipientes de coleta urbana;
- Descarte de luvas e máscaras deve ser realizado na coleta domiciliar regular, separado por um saco específico e colocado no saco de lixo de orgânico e rejeitos não recicláveis;
- O material não deve ser separado para coleta seletiva, destinada a recicláveis, nem ser, sob nenhuma hipótese, doado a catadores.
Em residências em que há casos suspeitos ou confirmados de coronavírus:
- Qualquer resíduo, não apenas luvas e máscaras, deve ser descartado como lixo orgânico;
- Nesses casos, é preciso usar sacos duplos, fechados com lacre ou nó, com até dois terços de sua capacidade preenchida;
- Jamais devem ser dispostos na coleta seletiva, pois essa é encaminhada a unidades de triagem para reciclagem;
- Se o cidadão contaminado ou em suspeita estiver em isolamento em condomínio, a recomendação é avisar o síndico, que deverá orientar funcionário responsável pelo recolhimento de resíduos do condomínio, com objetivo de manuseio mínimo e com a devida proteção.
Para saber mais, consulte a matéria completa no site da Prefeitura de Vitória da Conquista, 28 de abril de 2020. Disponível em: https://www.pmvc.ba.gov.br/prefeitura-orienta-sobre-os-cuidados-no-descarte-de-mascaras-em-ambiente-domestico/ . Acesso em: 30 abr. 2020.
Crédito da imagem: Prefeitura de Vitória da Conquista.