Era para ser uma atividade de extensão do curso de jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em parceria com o Ministério Público da Bahia, Município de Vitória da Conquista e Núcleo Territorial de Educação (NTE-20). A missão dada aos universitários era auxiliar o Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED) a selecionar as matérias produzidas pelos alunos do Ensino Médio e diagramar o jornal Eco Teens, em sua 16ª edição.
Mas eles foram além. Todos eles. Os estudantes do Ensino Médio do Instituto de Educação Euclides Dantas, que ocupam a posição de Eco Teens, e os futuros jornalistas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. “Queriam mudar o mundo em 24h”, disse a Diretora da Escola em reunião do projeto Eco Kids e Eco Teens.
Organizaram campanhas externas e foram aos semáforos, entregar sementes de árvores para plantio. Querem sua cidade mais verde. Querem Conquista Verde!
Se a Lei nº 9.759/99 (Política Nacional de Educação Ambiental) pudesse falar, com certeza diria sobre sua satisfação de ver atendida sua proposta, com a integração entre a Universidade e o Ensino Médio, através do projeto Eco Kids e Eco Teens!
Art. 2o A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.
Jônatas Ferraz e Tamires Pires, do 4º semestre de Jornalismo da UESB, acompanham o Eco Teens. |
Reunião de apresentação da 16ª edição do jornal Eco Teens, produzida pelo Instituto Estadual Euclides Dantas, ao Conselho Editorial |