Estimular mais de três mil alunos a desenvolverem dois projetos ambientais, sem deixar de vencer as matérias curriculares e as outras tarefas traçadas para o ano: este foi o desafio de seis escolas em Vitória da Conquista em 2018. Diante do êxito das atividades, nada mais justo que o reconhecimento ao trábalho árduo de professores, equipes diretivas e todo corpo funcional de cada escola.
Desse modo, no dia 27 de novembro de 2018, durante a divulgação dos resultados do Concurso de Histórias em Quadrinhos, um momento foi reservado para prestar homenagem às escolas participantes do projeto Eco Kids e Eco Teens. Além da produção dos jornais ambientais, Eco Kids, para as escolas que atendem a educação infantil e ao ensino fundamental I, e Eco Teens, para o Fundamental II e Ensino Médio, as escolas também envolveram-se na produção de quadrinhos, na forma de histórias em quadrinhos, tirinhas e charges, todos com temáticas ambientais.
A secretária de educação do Município de Vitória da Conquista, professora Selma Oliveira, efetuou a entrega da homenagem às diretoras do Colégio Estadual José Sá Nunes, Instituto de Educação Euclides Dantas, Escolas Municipais Francisco Antonio de Vasconcelos (Cei de Cabeceira), Antonio Francisco Machado, ao diretor da Escola Municipal Professora Iza Medeiros e à Coordenadora Pedagógica da Escola Monteiro Lobato. Cada placa foi personalizada com a capa do jornal Eco Kids ou Eco Teens produzido pela escola neste ano.
Colégio Estadual José Sá Nunes- 15ª edição do Eco Teens
Escola Municipal Professora Iza Medeiros- 10ª edição do Eco Kids
Escola Monteiro Lobato- 9ª edição do Eco Kids
Escola Municipal Antonio Machado Ribeiro- 11ª edição do Eco Kids
Escola Municipal Francisco de Vasconcelos (Cei de Cabeceira)- 14ª edição do Eco Teens
Escola Municipal Professora Iza Medeiros- 10ª edição do Eco Kids
Instituto de Educação Euclides Dantas -16ª edição do jornal Eco Teens
Crédito das imagens: Maurício de Oliveira, mestrando da Uesb.
Projeto Eco Kids e Eco Teens: realização do Ministério Público da Bahia, em parceria com o Município de Vitória da Conquista, por meio das Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente e Comunicação, Conselhos de Meio Ambiente, Fundeb e Educação, Núcleo Territorial de Educação e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.