Segundo o portal E-cycle, o “home office”, ou seja, colaboradores desempenhando suas funções profissionais a partir de sua própria casa, pode trazer benefícios ao meio ambiente. Vamos dar uma conferida?
- A transferência para o home office pode reduzir a pegada de carbono, sobretudo quando evita viagens ou deslocamentos em veículos particulares. Quando nossas casas se tornam nossos escritórios, o deslocamento diário pode sair da equação do carbono, já que a pegada de carbono é uma medida que calcula a emissão de carbono equivalente na atmosfera por uma pessoa, atividade, evento, empresa, organização ou governo. Acredita-se que em 2020 as viagens de negócios tenham sido reduzidas em cerca de 70%.
- Se todas as pessoas do mundo trabalhassem de casa por pelo menos um dia, 1% do consumo de petróleo para transporte rodoviário seria reduzido do valor total por ano, de acordo com pesquisa da Agência Internacional de Energia. Estima-se que em 2020, início da pandemia do Covid-19 e, portanto, um ano de trabalho atípico, o uso de gasolina e de diesel tenha diminuído, respectivamente, 9 e 6 milhões de barris por dia.
- Com a diminuição no quantitativo de circulação de veículos particulares, as principais cidades do mundo observaram a redução do congestionamento no trânsito da hora do rush de 65% para 95% em 2020.
- O home office também pode ajudar na diminuição da poluição do ar e do efeito estufa, com a redução de poluentes, especialmente dióxido de Carbono (CO2), liberados pelos meios de transporte. As emissões de dióxido de carbono pelo transporte caíram 15% no ano passado, com a maior permanência das pessoas em suas casas.
- O tempo despendido pelo trabalhador para deslocamento para o trabalho e retorno a sua casa (worker commuting time ou hora in itinere) diminuiu com a adoção de home office ou até mesmo do regime hídrido, que combina trabalho remoto e tempo no escritório.
Referências:
HOME Office e meio ambiente: qual a relação? Portal Ecycle, 10 jan. 2021. Disponível em:<https://www.ecycle.com.br/home-office-e-meio-ambiente/>. Acesso em? 10 jan. 2021.
HOME Office é melhor para o meio ambiente? Portal Ecycle, 3 ago. 2021. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/home-office-e-melhor-para-o-meio-ambiente/>. Acesso em: 10 jan. 2021.
CROW, Daniel, MILLOT, Ariane. Working from home can save energy and reduce emissions. But how much? Portal IEA, 12 jun. 2020. Disponível em:<https://www.iea.org/commentaries/working-from-home-can-save-energy-and-reduce-emissions-but-how-much>. Acesso em: 10 jan. 2021.
Crédito da imagem da capa: Freepik. Disponível em:<<a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/escola”>Escola foto criado por DCStudio – br.freepik.com</a>. Acesso em 10 jan. 2021.