Na próxima sexta-feira, dia 26, será lançada a 12ª edição do Jornal Ecokids, na sede do Colégio Ideal, no município de Ilhéus. O tema dessa edição será ‘Eco-eticamente correto’, dando ênfase a dicas de reciclagem, economia e preservação, além de textos e ilustrações sobre valores éticos trabalhados anteriormente em sala de aula, tais como o consumo consciente. O evento de lançamento, que acontece às 16h, é uma iniciativa do Ministério Público estadual, por intermédio da promotora de Justiça Karina Gomes Cherubini, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus, o Conselho de Defesa do Meio Ambiente do município e o Colégio Ideal. O jornal foi elaborado por 250 alunos da escola, com a supervisão dos professores.
O próximo Ecokids será lançado no mês de setembro, pela escola estadual indígena Tupinambás de Olivença, com características diferenciadas dos projetos anteriores. Já nos meses de outubro e novembro serão lançados dois Ecoteens, pelos alunos adolescentes do Instituto Municipal de Educação Eusígnio Lavgine (IME) e do Colégio Estadual Paulo Américo, que contarão com oficinas de jornalismo ministradas pelo fotógrafo Sandro Andrade e pela jornalista Juliana de Moura. Idealizado em 2009 pelo MP, por meio da 8ª promotoria de Justiça de Ilhéus, os jornais Ecokids e Ecoteens são resultado de recursos provenientes de infrações ambientais, que são depositados na conta do Fundo Municipal do Meio Ambiente como compensação pelo dano ambiental.
De acordo com a promotora de Justiça Karina Cherubini, “através dos jornais trabalhamos a educação ambiental nas escolas de forma leve e interdisciplinar”. Em razão do sucesso da iniciativa, os projetos Ecokids e Ecoteens serão apresentados para adesão dos membros do MP ainda neste semestre, integrando o portfólio de projetos e programas estratégicos da Instituição.