Nesta tarde, os resultados do projeto Eco Kids e Eco Teens foram apresentados ao Conselho Municipal de Educação de Vitória da Conquista, órgão colegiado responsável por promover estudos, planejamento e orientação das atividades relacionadas ao Sistema Municipal de Ensino. A apresentação foi feita pela Promotora de Justiça Regional de Meio Ambiente, Karina Gomes Cherubini, destacando que o projeto já beneficiou 4.325 alunos no município, desde que começou a ser executado em Vitória da Conquista, no ano de 2014.
O Conselho Municipal de Educação integra o Conselho Editorial dos jornais Eco Kids e Eco Teens, tendo sido indicada a conselheira Patrícia Dias Galvão para acompanhar as reuniões de planejamento, aprovação dos jornais e seus lançamentos, em parceria ao Ministério Público da Bahia.
Como temas a serem abordados em 2016, o Conselho Municipal de Educação indicou a situação dos recursos naturais do próprio Município de Vitória da Conquista. “É importante que o aluno e os moradores de Vitória da Conquista conheçam as particularidades de seu município”, disse uma conselheira, exemplificando com o Poço Escuro, unidade de conservação municipal que abriga a nascente do Rio Verruga.
Outro assunto sugerido pelos conselheiros de educação para as edições dos jornais Eco Kids e Eco Teens de 2016 foi a flora local, já que em Vitória da Conquista há uma espécie endêmica, encontrada somente no município, na Serra do Periperi, chamada Melocactus conoideus ou “cabeça-de-frade”, dado pouco conhecido da comunidade conquistense em geral.
Melocactus conoideus.
Crédito da imagem: Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista
Saiba mais : Prefeitura reproduz espécie endêmica em herbário municipal. Disponível em<http://www.pmvc.ba.gov.br/v2/noticias/prefeitura-reproduz-especie-endemica-em-herbario-municipal/>