Do site Jornalista 292.
A ideia surgiu depois da participação no Projeto Eco Kids Eco Teens.
Escola Municipal Minha Casa transforma rotina com educação ambiental
A Escola Municipal Minha Casa, localizada na zona Norte de Teresina, encontrou na educação ambiental uma fonte de inspiração para diversificar o planejamento pedagógico e envolver pais e alunos em um novo processo de conscientização. Com uma cara nova e desenvolvendo uma série de projetos relacionados à sustentabilidade, a unidade de ensino é referência quando o assunto é educação e meio ambiente.
Segundo a diretora Francisca Amélia, o tema era discutido com frequencia em sala de aula, mas a ideia de inserir a educação ambiental em todas as ações da escola surgiu em 2016, quando foram convidados pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) e o Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) para integrarem o Projeto Eco Kids Eco Teens.
“Topamos o desafio de compilar todas as ações ambientais desenvolvidas pela escola em uma revista para circular na comunidade, o que nos instigou a produzir mais, inovar e envolver a comunidade escolar. Desde estão percebemos como esse é um fator que agrega, que estimula os alunos e é extremamente importante para a construção de um mundo melhor para as gerações futuras”, conta a diretora.
A escola atende alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Crianças de 5 a 9 anos estão botando a mão na massa e já aprenderam desde a construção de brinquedos com material reciclado à produção de bolos com pão adormecido. Também discutem em sala de aula o uso racional da água, coleta seletiva e reciclagem.
A coordenadora de Educação Ambiental da Semec, Audea Lima, destaca que as unidades de ensino municipais estão cada vez mais envolvidas com a temática, seja através de projetos desenvolvidos com parceiros como o Ministério Público e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ou mesmo utilizando os recursos do Programa Escola Sustentável, do Governo Federal.
“O principal objetivo é desenvolver com crianças e jovens nas escolas municipais um processo de sensibilização através do conhecimento, posicionando a educação ambiental como ordem do dia. Por isso precisamos de gestores engajados, que usem o tema de forma permanente na grade curricular, contribuindo diretamente na formação de cidadãos comprometidos com o meio ambiente”, afirma Audea.
E as mudanças da Escola Municipal Minha Casa não são apenas de comportamento, a estrutura da unidade de ensino ganhou uma nova cara com a tomada de decisões. Plantas e uma área de convivência passaram a ser os mais queridos na escola. “Posso dizer que mudou a vida da escola, sem dúvidas”, confessa a diretora.
Para a Dona Francisca, mãe da aluna Luana, as ações ajudam a despertar o conhecimento nas crianças. “Eles aprendem e reproduzem em casa, tanto as lições de conhecimento quanto as práticas, porque eles fazem sozinhos os brinquedos com material reciclado. É um incentivo muito bom, eles levam isso para o futuro, aprendendo de pequenos, para quando forem adultos saberem que aprenderam aquilo na escola”, finaliza.
Matéria do site Jornalista 292, 31 mai 2017. Disponível em http://www.jornalista292.com.br/noticia_detalhe.php?id=29959. Acesso em 07 jun 2017.