A 10ª edição do jornal Eco Teens, produzida por 550 alunos do Colégio Camilo de Jesus Lima, foi lançada no dia 18 de agosto de 2017, em Vitória da Conquista. Teve como tema central a Feira da Patagônia, a partir do qual abordou desperdício de alimentos, produção de resíduos, compostagem e coleta seletiva, sob o viés do método científico (relembre aqui).
Passada a culminância do projeto, com apresentações artísticas com temática ambiental para autoridades e convidados, seria de se supor que os adolescentes voltassem para seus interesses e atividades rotineiras. Mas já dizia Albert Einstein: “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.”
Os Eco Teens do Colégio Camilo de Jesus Lima continuaram envolvidos na educação ambiental. Como haviam entrevistado feirantes da Feira da Patagônia, justificando que era um trabalho para a escola e que iriam produzir um jornal, decidiram dar aos entrevistados uma “devolutiva”, um “feedback”, enfim, mostrar o resultado de sua produção.
Segundo relato da professora Celina Bomfim, que acompanhou a atividade, os feirantes também queriam ver sua imagem ou fala no Jornal Eco Teens, tendo alguns reclamado que sua entrevista não estava na publicação. Diante do argumento de que foi necessária a seleção, pois o jornal Eco Teens só tinha oito páginas, aceitaram o fato e começaram a leitura. E os alunos do Colégio Camilo de Jesus Lima concluíram mais uma etapa do método científico, aplicando seu conhecimento nas relações socioambientais.
Imagem da capa: https://www.cineclick.com.br/criticas/o-dia-depois-de-amanha
Crédito das imagens: Celina Bomfim/Colégio Estadual Camilo de Jesus Lima.