Do túnel do tempo: Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma … ou impacta!

Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma, dizia Lavoisier. Tal máxima também se aplica ao Jornal Eco Kids. Iniciado no ano de 2009, da estaca zero, pelo Colégio São Jorge dos Ilhéus, foi sendo adaptado, aperfeiçoado e transformado a cada nova edição. Cada escola que sediou o projeto procurou imprimir ao jornal alguma marca, um diferencial.

Por isto, cada lançamento de Eco Kids é uma festa e uma surpresa. As escolas capricham nas lembrancinhas, nas apresentações teatrais, na exposição de trabalhos dos alunos. Cada qual, com uma característica própria. Como a pequena baiana, que tinha não mais de três aninhos, da escola Perpétua Marques, que encantou a todos com seu gingado. A Escola Nucleada de Santo Antonio, que trouxe o ambiente da zona rural, da fraternidade no campo, para as apresentações. O Colégio Piedade, que utilizou um coral com mais de trezentas vozes, saudando os visitantes no lançamento. Como não falar do varal de jornais, feito pela Escola Nova Jerusalém? Ou das salas de aula ornamentadas do Centro Educativo Fé e Alegria, todas com desenhos dos alunos sobre meio ambiente?  Olivença inova com a apresentação do jornal por locutores, enquanto Barra de Itaípe produz vídeo retratando os seis meses de preparação para a sua edição do Jornal Eco Kids. Sempre ficará marcado o Hino Nacional cantado pelos alunos do Colégio Fênix, com mão no peito, “puxando” as vozes dos alunos do CEFA que os visitavam, inicialmente tímidos, mas que logo entoaram o Hino em alto e bom som, com o maior orgulho.

Quando parecia que as novidades tinham esgotado, surge o Eco Kids do Colégio Impacto.  Surpreende, desde a ornamentação da entrada, levando a questionar sobre que meio ambiente que queremos. Inova, com a criação de uma camiseta para uso de professores e alunos com o nome Eco Kids. Inquieta, com a trilha musical, alertando para o final da aventura humana na terra. E impacta, com mais de cem crianças, de uma só vez, numa peça teatral sobre o meio ambiente, cuidadosamente ensaiada, alertando sobre a importância de todos e de cada um, em grandes ou em pequenos gestos, pela salvação do Planeta Azul.

Jornal Eco Kids, 10ª edição, Colégio Impacto. Uma só definição: impactante! Parabéns!

Publicado originalmente no blog MP Cidadania. 22 jul. 2012 Disponível em: < http://mpcidadania.ning.com/profiles/blogs/nada-se-cria-nada-se-perde-tudo-se-transforma-ou-impacta>.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.