Dois projetos do Ministério Público estadual foram premiados na edição de 2016 do Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O ‘Eco Kids/Eco Teens‘ conquistou o primeiro lugar na categoria ‘Defesa dos Direitos Fundamentais’, enquanto o ‘Nucciber – Estruturando o combate aos crimes cibernéticos’ ficou na segunda posição na categoria ‘Redução da Criminalidade’. A solenidade de premiação ocorreu ontem, dia 21, em Brasília, durante a abertura do 7º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público. Os prêmios foram recebidos pelos idealizadores e gerentes dos projetos, promotores de Justiça Karina Cherubini (Eco Kids/Eco Teens) e Fabrício Patury (Nucciber), acompanhados da procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado. Foram 27 finalistas entre 782 projetos concorrendo em nove categorias. Desde a criação do Prêmio, em 2013, o MP baiano sempre foi premiado, num total de oito projetos contemplados.
“Esse prêmio é um reconhecimento de todo trabalho que vem sendo desenvolvido há sete anos em mais de 11 municípios da Bahia, envolvendo mais de sete mil alunos. É uma atitude de protagonismo do MP ao lado dos estudantes, com investimento na educação ambiental”, afirmou Karina Cherubini. Para Fabrício Patury, a conquista do segundo lugar dá visibilidade e desperta interesse por um tema pouco conhecido e explorado. “É importante, porque a temática de crimes cibernéticos e a sua prevenção ainda não é tão assimilada pela sociedade e pela área jurídica. Conseguimos com isso, de alguma forma, capilarizar a abordagem de uma temática que é nova e espinhosa, mas que precisa ser enfrentada”, disse o promotor.
A PGJ Ediene Lousado parabenizou os dois promotores e registrou a sua satisfação com o reconhecimento ao trabalho desenvolvido por meio de projetos que qualificam a atuação do MP e proporcionam uma entrega de resultados mais eficientes para a sociedade. “O Nucciber dá uma importante contribuição para a redução da criminalidade no ambiente virtual e o Eco Kids/Eco Teens para a conscientização de crianças e adolescentes no momento da formação como cidadãos”, afirmou a chefe do MP baiano. O presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, Orlando Rochadel Moreira, destacou a importância dos projetos para qualificar a atuação institucional e informou que os vencedores foram escolhidos pelo Conselho em conjunto com a sociedade, representada por órgãos, entidades de classe e associações.
Sobre o congresso, que segue até amanhã, o presidente do CNMP, procurador-geral da República Rodrigo Janot, afirmou que é uma “oportunidade para tratar em escala macro, com centenas de vozes, da gestão profissional do MP” e também “um espaço em que se renova a força institucional e em que se reitera o compromisso assumido de bem servir à sociedade”.
Saiba mais sobre os projetos:
Eco Kids/Eco Teens: trata-se de um projeto de criação e circulação de um jornal trimestral sobre meio ambiente, voltado e preparado por alunos das escolas de ensino fundamental, públicas e privadas, custeado por infratores ambientais em cumprimento de pena alternativa. O Eco Kids é voltado para crianças de até doze anos, matriculados no Fundamental I, e o Eco Teens para adolescentes do Fundamental II. O objetivo é promover a educação e conscientização ambiental, tornando os jovens atores sociais de defesa do meio ambiente. É coordenado pela promotora de Justiça Karina Cherubini.
Nucciber: o projeto visa desenvolver atividades de capacitação, orientação e conscientização dos usuários de internet em escolas, órgãos públicos em instituições privadas, com prioridade estratégica no trabalho de prevenção, além de realizar a capacitação de membros e servidores do MP. É desenvolvido pelo Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos (Nucciber), criado em 2011, e coordenado pelo promotor de Justiça Fabrício Patury.
Fotos: CNMP e Maiama Cardoso
* Com informações do CNMP e de Maiama Cardoso, direto de Brasília