Do Portal da Prefeitura de Vitória da Conquista.
O projeto, uma iniciativa do Ministério Público, é um dos 27 finalistas do Prêmio Conselho Nacional do Ministério Público 2016
Na última sexta, 29, foi realizado o lançamento do Jornal Eco Teens, produzido por alunos, do turno matutino, do 7º e 8º ano da Escola Municipal José Mozart Tanajura. A solenidade ocorreu na própria instituição, que está localizada no bairro Vila América.
Os presentes eram recepcionados por alunas fantasiadas de bailarinas, que se vestiam de saias confeccionados com jornais. Um delas era a aluna do 8º A, Alice de Sousa, 13. “Foi emocionante porque tivemos a oportunidade de fazer o jornal. Neste trabalho, usamos a reciclagem, fizemos novos objetos e também tivemos a oportunidade de conhecermos o Aterro Sanitário e vimos como é o trabalho feito lá. Aprendemos a importância da reciclagem”, disse a participante do projeto Mozart: reciclando o dia a dia – tema do jornal.
Além dos alunos, professores e a comunidade que se envolveram no projeto, também estiveram presentes os representantes do Ministério Público da Bahia, da Prefeitura de Vitória da Conquista, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), do Núcleo Regional de Educação (NRE) 20 e do Conselho Municipal de Educação que apoiam a iniciativa no município.
Na ocasião, o secretário municipal de Comunicação, Ernesto Marques, que representou o prefeito Guilherme Menezes, lembrou que o Eco Kids e o Eco Teens – Conscientização e Educação Ambiental é um dos 27 projetos finalistas do Prêmio Conselho Nacional do Ministério Público 2016, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público.
A promotora de Justiça que coordena o projeto, Karina Cherubini, falou da felicidade em participar do lançamento da segunda edição do Eco Teens. “A escola escolheu um tema muito importante para o meio ambiente. É uma satisfação saber que a reciclagem esteve presente no dia a dia de cada aluno jornalista”, declarou.
Segundo a diretora da Mozart Tanajura, Patrícia Lanne Chaves, esse tema foi escolhido “pois é um assunto vivenciado no Vila América”. Já sobre a escolha da escola, a diretora comentou: “Ficamos encantados de poder estimular com nossos alunos a conscientização ecológica”.
Antes da entrega de exemplares do jornal, os estudantes cantaram paródia, declamaram poemas próprios e realizaram um desfile.
Fonte: Portal da Prefeitura de Vitória da Conquista, 01 ago. 2016. Disponível em: http://www.pmvc.ba.gov.br/jornal-ecoteens-e-lancado-na-mozart-tanajura/. Acesso em 19 ago. 2016.
Crédito das imagens: Prefeitura de Vitória da Conquista.