Jornal ambiental produzido por 480 estudantes é lançado em Vitória da Conquista

Do Portal do Ministério Público da Bahia.

Foi lançada na sexta-feira, dia 07, a 11ª edição do jornal Eco Kids no Município de Vitória da Conquista. Com o título ‘Preservar o Meio Ambiente; responsabilidade de todos nós’, o jornal foi produzido por 480 alunos da Escola Municipal Antonio Machado Ribeiro, localizada no Distrito de São João da Vitória. Nesta edição, foram abordados os impactos ambientais da produção de farinha de mandioca, atividade econômica predominante na região.

Reunião de avaliação do projeto 2018

Idealizadora do projeto, a promotora de Justiça Karina Gomes Cherubini participou do lançamento do jornal, que contou com o envolvimento de estudantes da educação infantil ao 5º ano, com idade entre 04 e 15 anos. A edição ‘Preservar o Meio Ambiente’ finalizou as atividades do projeto Eco Kids e Eco Teens no Município em 2018. No total, 3.372 alunos foram envolvidos no projeto de educação ambiental do Ministério Público estadual em Vitória da Conquista. Em 2018, três edições do Eco Kids foram produzidas pelas escolas Monteiro Lobato, Professora Iza Medeiros e Antonio Machado Ribeiro, e três edições do jornal Eco Teens foram desenvolvidas pelo Colégio Estadual José Sá Nunes, Instituto de Educação Euclides Dantas e pela Escola Municipal Francisco Antônio de Vasconcelos. De acordo com Karina Gomes Cherubini, devido ao êxito do projeto, seis novas edições dos jornais Eco Teens e Eco Kids serão lançadas em 2019.

As escolas também produziram um gibi temático ambiental, o Ecogibi, sobre o Parque Municipal Serra do Periperi, Unidade de Conservação localizada em Vitória da Conquista. O gibi contou com charges, tirinhas e quadrinhos vencedores do concurso promovido pelo MP. Ocorrida no dia 27 de novembro, a premiação contou com a participação de alunos do Instituto Federal da Bahia (Ifba) caracterizados como super-heróis e personagens de desenhos animados (animes). Os alunos premiados receberam troféus, medalhas e brindes oferecidos por patrocinadores privados.  Em 2019, acontecerá mais uma edição do concurso de histórias em quadrinhos com outras escolas, além da publicação de nova edição do Ecogibi com os vencedores.

Premiação do Concurso de Histórias em Quadrinhos 2018


Raquel Saraiva, *sob supervisão de Maiama Cardoso MTb/BA- 2335. Portal do Ministério Público da Bahia, 10 dez. 2018. Disponível em:<http://www.mpba.mp.br/noticia/44640>. Acesso em: 11 dez. 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.