O Ministério Público da Bahia participou, na tarde de hoje, de reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Itapetinga, com o objetivo de apresentar o projeto Eco Kids e Eco Teens aos conselheiros, comprovar as atividades desenvolvidas durante o biênio 2017-2018, bem como solicitar financiamento para o ano de 2019. A reunião ocorreu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itapetinga.
Segundo a Promotora de Justiça Regional Ambiental, Karina Gomes Cherubini, que efetuou a prestação de contas, o projeto Eco Kids e Eco Teens foi implantado em Itapetinga no ano de 2017. Desde então, foram lançadas seis edições, quatro delas como jornais Eco Kids e duas como jornais Eco Teens. Quase dois mil alunos participaram das atividades de educação ambiental, das escolas municipais Manoel Novaes, Clodoaldo Costa, Ismael Cruz, Sizaltina Fernandes- Anexo I, bem como da Cooperativa Educacional de Itapetinga e do Colégio Madre Savina Petrilli.
Para 2019, estão planejadas mais três edições dos jornais Eco Kids e Eco Teens, com a novidade de uma cerimônia de premiação das escolas participantes, ao final do ano.
O Conselho Municipal de Meio Ambiente aprovou os recursos solicitados para o custeio das edições dos jornais Eco Kids e Eco Teens e das placas de homenagens para o evento de finalização do projeto no ano que vem. Os recursos serão obtidos junto ao Fundo Municipal de Meio Ambiente, que é composto por receitas advindas de multas pagas por infratores ambientais, taxas de licenciamento e outras verbas relacionadas ao meio ambiente, que podem ser direcionadas para projetos de educação ambiental, com autorização do Colegiado.
Crédito das imagens: Ministério Público da Bahia/Antonio Coqueiro Neto