Os alunos do 5º ano do Fundamental I, da Escola Municipal Costa e Silva, visitaram na última terça-feira (07 de agosto), a estação de tratamento de água (ETA) de Itanhém, administrada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A (EMBASA).
A aula de campo foi planejada pelas professoras Zilda Ferreira de Jesus Novais, Sabrina Alves Pereira e Zenólia Santos Amaral, como atividade preparatória ao jornal ambiental Eco Kids, que será lançado em setembro, como parceria do Ministério Público da Bahia e o Município de Itanhém.
Durante a atividade, os alunos conheçaram as instalações da estação (ETA) e receberam explicações dos técnicos da EMBASA sobre o processo de tratamento da água, desde sua captação nos rios Preto e Itanhém, até a destinação final na casa de cada usuário. Os alunos aprenderam as etapas de purificação da água até estar apta ao consumo humano, como mistura rápida, floculação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação.
A Conselheira Editorial Josileide Nunes, que acompanha o projeto Eco Kids em Itanhém, destacou o caráter pedagógico da visita: “Percebo a importância da conscientização sobre os cuidados com o uso da água, começando pelos nossos pequenos herdeiros do futuro”.
A matéria completa sobre esta aula de campo estará na 7ª edição do jornal Eco Kids de Itanhém,
Crédito das imagens: Josileide Nunes