Após dois dias de intenso trabalho, conjugando teoria e prática, terminou a Oficina de História em Quadrinhos com temática ambiental, coordenada pelo Ministério Público da Bahia e executada em parceria com o Município de Vitória da Conquista, Núcleo Territorial de Educação (NTE-20) e Universidade Estadual da Bahia (UESB).
O preenchimento de vagas foi total, contando com a participação de trinta e seis professores lotados nas escolas participantes do projeto Eco Kids e Eco Teens. A oficina teve como palestrante o professor Doutor Rosalve Lucas Marcelino, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), graduado em Geografia, Mestre em Meio Ambiente, com doutorado em Engenharia Agrícola, bem como desenhista e produtor de charges
Durante a oficina, o palestrante explicou diferenças entre quadrinhos, charges e cartuns. Esclareceu como fazer o enredo, a distribuição dos quadrinhos na folha, as características dos personagens. Também diferenciou os tipos de balão e orientou quanto ao uso de fonte para as falas, sugerindo, para aqueles que ainda não têm tanta facilidade no desenho, personificar objetos ou formas geométricas, transformando-os em personagens.
Como atividades práticas, os professores que assistiam à oficina criaram personagens para uma história em quadrinhos, bem como aprenderem como utilizar programas de computação para a criação das tirinhas.
Ao final do evento, os professores, mesmo sendo de escolas e redes de ensino diferentes, registraram sua integração com a comissão organizadora da oficina e com o palestrante. Igualmente, assumiram o desafio de replicar os conhecimentos em sala de aula, preparando os alunos para a produção do Gibi Ambiental sobre o Parque Municipal Serra do Periperi, que será lançado no próximo mês de novembro em Vitória da Conquista, como nova ação do projeto Eco Kids e Eco Teens.
Professor Rosalve Lucas Marcelino e professores da rede estadual de ensino. |
Palestrante da Oficina, palestrante Rosalve Lucas, com educador da rede municipal de ensino. |
Crédito das imagens: Ministério Público da Bahia/Sheila Cristiane Oliveira.