Do R2cpress, 05/09/2011
Depoimentos de estudantes-mirins sobre questões socioambientais, dengue e alimentação saudável, trabalho na sala de aula mostrando as atividades a respeito da biodiversidade, alerta para a escassez de água e informações sobre o tratamento de água potável, além de entrevista com o chefe do escritório regional do Ibama, Sandoval Mendes. Estas são algumas das principais matérias que estão na sexta edição do jornal Eco Kids, lançado por alunos do ensino fundamental do colégio Objetivo Júnior-Fênix. Na oportunidade, eles apresentaram ainda a obra “A história da árvore e o machado”, do poeta grapiúna Sherney Pereira, em forma de literatura de cordel.
Voltado para divulgar as ações em defesa do meio ambiente, o jornal, confeccionado por estudantes das redes pública e particular de ensino teve no seu projeto a participação dos próprios alunos e apoio dos professores. A ação, em parceria com o Ministério Público da Bahia, Secretaria de Educação de Ilhéus, conselho gestor do Fundeb, Centro de Apoio de Medidas Alternativas e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), aconteceu na tarde desta sexta-feira (2). A edição anterior teve a responsabilidade de estudantes do Centro Educativo Fé e Alegria.
Além de destacar a importância do trabalho dos estudantes-mirins em cada edição, o presidente do Comdema, José Nazal Pacheco Soub, falou sobre o empenho e o interesse pela preservação ambiental por crianças em ajudar a preservação do planeta e voltou a lembrar de que as edições do jornal são impressas com recursos provenientes de cobranças de infrações ambientais. A promotora de justiça Karina Cherubini se mostrou satisfeita com os resultados positivos do jornal Eco Kids. Afirmou que em 2012 o Ministério Público da Bahia deve lançar edições voltadas para o público adolescente, com o Eco Kids Teen.
A secretária da Educação, Lidiney Campos, falou sobre a preocupação da Promotoria de Justiça de Ilhéus em consolidar o projeto que recebe também o envolvimento da família. Já Arléo Barbosa, diretor do colégio Objetivo Júnior-Fênix fez um breve relato sobre as atividades desenvolvidas na elaboração do jornal e o apoio do Ministério Público da Bahia. Ele aproveitou a oportunidade para dizer que não existe diferença entre escolas pública e privada, pois todas têm um único compromisso que é formar cidadãos.
Disponível em: http://www.r2cpress.com.br/v1/2011/09/05/estudantes-do-colegio-objetivo-junior-fenix-lancam-jornal-eco-kids/ Acesso em 16 jul. 2016.