Hospital São João Batista recolhe lâminas de Raio-X para reciclagem

Esse bom exemplo vem do sul do país, da cidade de NOVA PRATA, interior do Rio Grande do Sul.

O Hospital São João Batista recolhe lâminas de Raio-X que seriam descartadas no meio ambiente e as transforma em cadeiras de rodas!

O projeto começou há dois anos, idealizado pela Coordenadora da Hotelaria do Hospital, Roberta Moretto e pela equipe de higienização. Observaram que muitos pacientes não vinham retirar o exame de Raio-X, por esquecimento ou por retorno ao médico, já com melhoras, sem apresentar o resultado do exame. As lâminas passaram a ficar acumuladas no Hospital e não podiam ser, simplesmente, descartadas no meio ambiente, por serem material poluente.

Isto porque as chapas de Raio-X são feitas a partir de uma chapa de plástico, chamado acetato, coberta por uma fina camada de grãos de prata, sensíveis à luz. Tanto a prata, metal pesado,  como o plástico geram riscos para o meio ambiente. A prata pode contaminar lençóis freáticos e o solo; no organismo, pode causar problemas renais, motores e neurológicos (Ecycle, 2017).

Para dar o destino adequado às lâminas, a equipe do Hospital São João Batista entrou em contato com uma empresa de reciclagem em Caxias do Sul (RS) e passou a vender o material acumulado.  Na reciclagem, opera-se a  separação da prata da lâmina de acetato. Com 2,5 mil chapas de  Raio-X é possível obter de 450g a 500g de prata (Ecycle, 2017).  O preço obtido pela venda das lâminas reverte para o Hospital, que compra cadeiras de rodas.

Para incrementar o recolhimento e a campanha, o Hospital efetuou divulgação na rádio local e colocação de cartazes nos Postos de Saúde, avisando ao público que funcionava como ecoponto para as lâminas de Raio-X.

Roberta Moretto comenta que a população de Nova Prata colabora com a campanha e o projeto de recolhimento das radiografias tem se mantido estável nesses dois anos. Todavia, comemora a substituição da impressão das lâminas por outros recursos, como envio da imagem diretamente ao médico,  por e-mail, o que diminui o impacto ambiental. Outra providência adotada para a redução desse resíduo é a revelação das lâminas somente quando o paciente vai retirar o exame, evitando produzir material que ficaria, nos procedimentos tradicionais, paralisado e nos armários, sem interesse e uso.

A dica de postagem foi dada por uma leitora do site, Nadira Maresca Tarasconi, que viu o cartaz da campanha e logo divulgou nas redes sociais a iniciativa do Hospital São João Batista.

E você? Tem algum bom exemplo em seu município para contar? Mande para o site do Eco Kids e Eco Teens!

 

Saiba mais: O que fazer com chapas de raio-x? Disponível em: https://www.ecycle.com.br/component/content/article/46-diversos/293-o-que-fazer-com-chapas-de-raio-x.html. Acesso em 27 fev. 2018.
Imagem da capa:  Hospital São João Batista, pelo Google.

 

Um comentário sobre “Hospital São João Batista recolhe lâminas de Raio-X para reciclagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.