Exibição de filmes de produção nacional é obrigatória nas escolas, de acordo com a Lei nº 13.006/2014

Adaptado da publicação do site Tela Brasil.

Cinema nacional obrigatório nas escolas: a lei nº 13.006 e o cinema nacional em sala de aula, antes, durante e depois

A Lei nº 13.006, de 26 junho de 2014, determina: “A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, duas horas mensais.” Esta inclui um parágrafo ao artigo 26 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

A obrigatoriedade tem gerado várias discussões que passam pela necessidade da integração do conteúdo para complementar o aprendizado e pela disponibilidade de recursos tecnológicos em sala de aula. “A lei não pode ser implementada de forma vertical. É preciso discutir o cinema na escola com os educadores em processos formativos, onde o diálogo deve ser o indutor do processo. No diálogo irão emergir diversas possibilidades onde o cinema poderá apoiar a aprendizagem”, afirma Carlos Alberto Mendes de Lima, coordenador de núcleo de Educomunicação Nas Ondas do Rádio, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. O núcleo promove o curso Cinema na Escola, para os profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino.

Já a professora  Vilma Nardes Silva Rodrigues, professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Roberto Mange, em São Paulo, e orientadora de informática educativa, considera importantíssima a linguagem em sala e acredita na lei: “Eu acho que ela [a lei] vem para somar. Bom seria se as pessoas tivessem essa consciência, a linguagem do cinema é muito próxima dessa geração de alunos, muito significativa”. A professora coloca que filme nacional é sempre mais impactante. “O aluno reconhece a língua, o idioma, e depois a sua cultura, seus traços”. Para ela, o professor é mediador e seu papel é escolher temas que vão ao encontro do que está sendo discutido em sala de aula, mesmo assim, às vezes a exibição de filmes na escola está inevitavelmente limitada ao local e aos recursos disponíveis.

Leia a reportagem completa no site Tela Brasil, na data de 08 de maio de 2015.  Acesse http://www.telabr.com.br/noticias/2015/04/08/cinema-nacional-obrigatorio-nas-escolas-a-lei-no-13-006-e-o-cinema-nacional-em-sala-de-aula-antes-durante-e-depois/ ou clique aqui.

Imagem da Capa. Extraída de Tocult.com.br, para fins de ilustração. Disponível em http://tocult.com.br/tag/cinema-nacional .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.