Na última sexta-feira, 15, foi realizada na Escola Municipal Marlene Santana a cerimônia de lançamento da segunda edição do jornal educativo Eco Kids. Entre os presentes estiveram: a diretora da escola em questão Regiane França o prefeito Oberdam Rocha, o secretário de Educação Ricardo Amorim, a promotora Karina Cherubine e o coordenadores da Secretaria Municipal de Educação Jude Barros, Cosmira Aparecida e José Amorim.
Foto: Rosenilton Barbosa
O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, o Ministério Público Estadual e a Escola Municipal Marlene Santana e consiste na criação e circulação de um jornal com caráter informativo e direcionado à temática ambiental. Chegando a sua segunda edição e voltado para alunos matriculados no Ensino Fundamental I, o jornal aborda o desmatamento e a preservação ambiental dos leitos dos rios. Com uma linguagem acessível, tanto o processo de produção da publicação quanto a sua leitura são instrumentos para a o desenvolvimento da educação ambiental nas escolas.
foto: Rosenilton Barbosa
Os alunos da instituição , localizada no distrito de Barra Nova, comemoraram a publicação do jornal com apresentações culturais com dança, música e teatro na noite da sexta-feira. “É com muita satisfação que o Ministério Público retorna a Barra do Choça, especialmente no distrito de Barra Nova que tem suas características especias, principalmente de preocupação com o meio ambiente. Quando se pensa em Eco Kids se pensa em sementes de futuro e é isso que Barra Nova está plantando”, afirmou a promotora Karina na ocasião.
Foto: Rosenilton Barbosa
Outro participante da cerimônia que exaltou a relevância de Barra Nova para a região foi o prefeito Oberdam Rocha. “Dentro do cenário do cuidado com o meio ambiente no sudoeste da Bahia, Barra Nova sempre se destacou. E esse projeto tem a marca de tentar sensibilizar a nossa comunidade, principalmente os alunos, para a importância de estarmos cuidando do amanhã”, afirma.
Foto: Rosenilton Barbosa
Os pais e mães dos alunos, representados por Maria de Fátima, ficaram encantados com o projeto, que conscientiza ao mesmo tempo que dá voz a seus filhos. “A felicidade nossa é imensa, só em ver as apresentações a gente se emociona. Nós sabemos a importância da boa vontade dos professores e funcionários e de todos os envolvidos no projeto. Nossos filhos só tem a ganhar, estamos muito orgulhosos”, afirma.
Foto: Rosenilton Barbosa
O secretário de educação Ricardo Amorim agradece aos pais pela confiança que depositam na educação do município. “A escola e a família precisam caminhar juntas, isso é muito importante para que as crianças possam estar bem na escola”, completa. Já a diretora da escola Marlene Santana, Regiane França, homenageia a todos os alunos pelo empenho na elaboração da segunda edição do jornal e a toda comunidade de Barra Nova pela receptividade do projeto.
Foto: Rosenilton Barbosa
Karina Cherubini destacou ainda a presença de membros da Rede de Educação Municipal de Vitória da Conquista. Prestigiaram o lançamento as diretoras das escolas Zica Pedral e Irmã Barbosa, além da coordenadora da Secretaria Municipal de Educação Cristiane Leilane. “Assim que se faz educação, somando esforços, sem separação de cidades ou de redes de escolas municipais ou particulares”, concluiu.
Prefeitura Municipal de Barra do Choça, 17 ago. 2015. Disponível em<http://barradochoca.com.br/?p=3978>.