Foi lançada na manhã de hoje a 1ª edição do jornal Eco Kids, no município de Encruzilhada, produzida pelos alunos da Escola Municipal Clóvis Andrade. Contou com o envolvimento direto de 180 alunos do ensino fundamental I, do 1º ao 5º ano, com idade entre 06 e 10 anos.
O pátio da escola foi o palco das apresentações sobre o meio ambiente, com destaque para a situação da caatinga. Os alunos auxiliaram na decoração da escola, trazendo carcaças de animais que encontraram pelos campos, com o objetivo de alertar sobre a ilegalidade da caça de animais silvestres.
Durante as encenações, os alunos apresentaram poesias que compuseram, após o trabalho executado em sala de aula pelos professores, com o livro “Lei Ambiental para Crianças”, publicado pelo Ibama.
Estiveram presentes a Promotora Regional de Meio Ambiente de Vitória da Conquista, integrantes do Conselho Editorial do jornal em Encruzilhada, agentes federais do Ibama, diretoras de outras instituições de ensino, familiares dos alunos e convidados.
É o primeiro ano do projeto Eco Kids e Eco Teens em Encruzilhada. Consiste na criação e circulação de um jornal com caráter informativo e direcionado à temática ambiental, voltado e preparado por alunos matriculados no Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II de escolas públicas e privadas. Visa a estimular a efetiva implantação da educação ambiental nas escolas e é coordenado pelo Ministério Público da Bahia.
Em Encruzilhada, o projeto é desenvolvido em parceria com as Secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Assistência Social, Conselho do Fundeb, Conselho Municipal de Educação e Conselho de Acompanhamento do Fundeb (relembre aqui ).