Dia da criança: eletrônicos e brinquedos prontos são as únicas atrações?

Quem pensa que criança e adolescente só se interessam por produtos prontos, vindos de alguma loja, pode rever seus conceitos. Os brinquedos antigos e feitos de forma artesanal ainda despertam a atenção da geração Z ou geração Millenium, que são os nascidos no final dos anos 90 e início do ano 2000, conhecidos também como nativos digitais (CARACTERÍSTICAS…, s/d), por estarem ligados intimamente à expansão exponencial da internet e dos aparelhos tecnológicos (MEYER, 2017),  bem como dos nascidos a partir de 2010, incluídos na Geração Alpha (SERRANO, 2010).

É o que pôde ser visto no Colégio Madre Savina Petrilli, em Itapetinga, durante o lançamento da 1ª edição do jornal Eco Kids. A escola fabricou brinquedos antigos, como forma de reutilização de materiais ou sucatas, com turmas do 3º ano A e B, do Ensino Fundamental I. A oficina de construção de brinquedos também serviu para comparação da mudança dos brinquedos ao longo do tempo, os  avanços tecnológicos que esses produtos tiveram, tal como as vantagens e desvantagens dessa evolução, incluindo a geração de grande quantidade de resíduos (CONSTRUÇÃO…, 2017).  Depois de utilização em sala de aula, os brinquedos foram expostos para apreciação do público.  Todavia, foi só dar um intervalo para os Eco Kids irem procurar por seus brinquedos e divertirem-se com eles.

Alguns momentos dessa interação espontânea foram captados. Acompanhe:

Exposição de brinquedos antigos.

E agora, o intervalo dos Eco Kids:

Resgatar brincadeiras e brinquedos do passado pode ser interessante, principalmente para o meio ambiente. Pense nisso!

Crédito das imagens: Ministério Público da Bahia/Sheila Cristina

Referências:

CARACTERÍSTICAS da geração Z. Disponível em http://marcosmucheroni.pro.br/blog/?p=9756#.WcfHlbKGPIU , 26 nov. ? Acesso em 24 set. 2017.

CONSTRUÇÃO de brinquedos de sucata. Colégio Madre Savina Petrilli, 2017. Disponível em: http://www.colegiomadresavinapetrilli.com.br/projeto/index.php/inicial/2-noticias/79-construcao-de-brinquedos-de-sucata. Acesso em 24 set. 2017.

CONSTRUINDO brinquedos. Colégio Madre Savina Petrilli, 2017. Disponível em: http://www.colegiomadresavinapetrilli.com.br/projeto/index.php/fotos/category/35-3o-ano-do-ensino-fundamental . Acesso em 24 set. 2017.

MEYER, Maximiliano. Quais as diferenças entre as gerações X, Y e Z e como administrar os conflitos? Oficina da Net. Em 16/10/2014 – atualização: 07/07/2017 em Carreira em Ti. Disponível em <https://www.oficinadanet.com.br/post/13498-quais-as-diferencas-entre-as-geracoes-x-y-e-z-e-como-administrar-os-conflitos>. Acesso em 24 set. 2017.

MENDONÇA, Heloísa. Conheça a geração Z: nativos digitais que impõem desafios às empresas. IN: El País, São Paulo, 23 fev. 2015. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2015/02/20/politica/1424439314_489517.html . Acesso em 24 set. 2017.

SERRANO, Daniel Portillo. Geração X, Geração Y, Geração Z … In: Portal do Marketing, 26 out. 2010. Disponível em: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Geracao_X_Geracao_Y_Geracao_Z.htm. Acesso em 24 set. 2017.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.