Definidos preparativos para a I Oficina de Jornalismo e Fotografia do projeto Eco Kids e Eco Teens em Vitória da Conquista

Na tarde de hoje,  o Conselho Editorial dos jornais Eco Kids e Eco Teens em Vitória da Conquista esteve reunido na sede do Ministério Público da Bahia para planejar e organizar a I Oficina de Jornalismo e Fotografia do projeto. O objetivo da oficina é capacitar professores e alunos para a produção dos jornais Eco Kids e Eco Teens no município de Vitória da Conquista, habilitando-os em técnicas e vocabulário básico de jornalismo e fotografia.

A realização de oficinas é prevista dentro do projeto ambiental, coordenado pelo Ministério Público da Bahia,  como estímulo ao uso de mecanismos de educomunicação aplicados à educação ambiental, ou seja, utilizar recursos visuais, mídias digitais e outras tecnologias na educação. 

Desse modo, no dia 29 de abril de 2016,  cinquenta professores diretamente ligados ao projeto de educação ambiental Eco Kids e Eco Teens,   tanto da rede municipal como da rede estadual de ensino, participarão da oficina, com oito horas de duração, a ser realizada no auditório CEUs, em Vitória da Conquista. A oficina será conduzida pela Secretaria de Comunicação (Secom) do Município. Entre o material a ser distribuído, a Secom providenciou o informativo “Guia para construção dos Jornais Eco Kids e Eco Teens“. Os professores receberão noções teóricas de jornalismo, que possibilitem o conhecimento do vocabulário relacionado à edição de um jornal, como os termos editorial, coluna, linha, diagramação, edição, layout, boneco, chamada, expediente, direitos autorais. Na mesma oficina, através de conhecimento da história da fotografia, ensinamentos sobre o manuseio de câmeras fotográficas e noções básicas de fatores influentes no produto, como luz, sombra e movimento, poderão melhorar a qualidade fotográfica e os critérios de escolha e de posicionamento das fotografias dentro do jornal, estabelecendo a adequada correlação entre imagem e texto.

A I Oficina de Jornalismo e Fotografia do projeto Eco Kids e Eco Teens de Vitória da Conquista será financiada com recursos pagos por infratores ambientais, direcionados pelo Ministério Público da Bahia ao Fundo Municipal de Meio Ambiente. Estão envolvidos na sua organização a Promotoria de Justiça Regional de Meio Ambiente de Vitória da Conquista, as Secretarias Municipais de Educação, Comunicação e Meio Ambiente e os Conselhos de Controle Social de Meio Ambiente, Educação e Fundeb de Vitória da Conquista e o Núcleo Regional de educação – NRE 20.

Crédito de Imagem: Ministério Público da Bahia, Oficina de Fotografia do Projeto Eco Teens, em Ilhéus, com o fotógrafo Sandro Andrade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.