A primeira escola da zona rural a participar do projeto de educação ambiental Eco Kids e Eco Teens, coordenado pelo Ministério Público da Bahia, foi a Escola Nucleada do Santo Antonio, situada no Distrito de Santo Antonio, no município de Ilhéus. Foi indicada pelo Conselho Editorial dos jornais ambientais para preparar a 3ª edição do Eco Kids no ano de 2010.
A assinatura de periódicos na localidade não era tão comum, até mesmo pela dificuldade de entrega, diante do acesso por estradas não pavimentadas.
Estrada para a Escola Nucleada de Santo Antonio, em 2010.
Desse modo, envolver os alunos do campo na produção de um jornal, com matérias exclusivamente ambientais, por eles elaboradas, foi um desafio para a equipe pedagógica.
Equipe Pedagógica da Escola Nucleada de Santo Antonio.
Contudo, tudo correu a contento. O lançamento da edição ocorreu no dia 25 de agosto de 2010. Para receber os convidados, os alunos prepararam uma Feira de Ciências, expondo trabalhos em cada sala de aula.
Exposição de trabalhos durante o lançamento do Eco Kids. Foto: José Nazal. |
Exposição de trabalhos durante o lançamento do Eco Kids. Foto: José Nazal. |
Entre as apresentações que fizeram, simularam entrevistas e filmagens sobre meio ambiente com câmeras fictícias, feitas de caixas de papel.
E assim, os alunos da Escola Nucleada do Santo Antonio aplicaram, talvez até sem saber, recursos da educomunicação na construção de seu conhecimento sobre o meio ambiente.
Veja outras fotos da 3ª edição do Eco Kids, em Ilhéus.
Crédito das imagens: Arquivos do Ministério Público da Bahia/Fotos de Urbano Moura e José Nazal.