Como implantar um projeto de educação ambiental, segundo Sílvia Pompeia

Em entrevista dada ao Portal Educacional, Sílvia Pompeia,  Mestre em Ciência Ambiental pela USP,   consultora em projetos ligados a políticas públicas no Brasil e no exterior, com foco na educação ambiental, explica como iniciar um projeto de educação ambiental na escola, com iniciativa a partir do corpo docente. Para a educadora, estes são os passos:

 

a) Pensar sobre a realidade socioambiental a que seu projeto irá se referir. Em geral, os educadores preferem trabalhar com a realidade local — da própria escola, do seu entorno, do bairro e/ou das famílias dos alunos —, mas pode-se trabalhar também tomando-se por base uma realidade mais distante e que seja de grande interesse para os alunos (algo que está sendo noticiado no momento, um local em que a natureza se encontra preservada, como um parque, uma reserva da região, etc.).
b) Escolher com que turma(s) esse projeto será aplicado.
c) Redigir resumidamente a proposta e discuti-la com a equipe técnica (direção e/ou coordenação pedagógica), visando obter apoio para suas atividades e seu aperfeiçoamento.
d) Discutir a proposta com colegas que poderiam ampliá-la, apoiá-la, enfim, envolver-se efetivamente nela. Nesse ponto, a proposta estará mais sólida, mais completa!
e) Apresentar a ideia aos alunos e discutir com eles o projeto, provocando sua curiosidade e seu interesse. Isso implica em negociar o próprio projeto, dentro das condições possíveis, para que algumas decisões sejam compartilhadas com os próprios alunos. Eles podem até sugerir o nome para o projeto…
f) Executar o projeto conforme seu plano (que provavelmente inclui momentos de avaliação, reflexão e sistematização), deixando espaço para mudanças, pois quanto mais vital e participativo for seu projeto, mais ele estará sujeito ao imprevisível, a mudanças e adaptações. Veja, na resposta à sexta pergunta, algumas recomendações sobre um plano de EA que provoque e facilite a maior participação dos estudantes.
g) Após uma avaliação final com os alunos sobre até que ponto foram alcançados os objetivos propostos (que inclui o desempenho dos alunos nos temas abordados, a qualidade dos trabalhos produzidos por eles e os resultados das ações relativas ao meio ambiente, se houver), em geral, é interessante organizar a apresentação do que foi produzido e dos resultados do projeto aos colegas (outros professores e alunos) e à comunidade.

Referências:

Sílvia Pompeia fala sobre educação ambiental. Bárbara Spínola Portfolio, 10 jul. 2008. Disponível em: <https://barbaraespinola.wordpress.com/2008/07/10/silvia-pompeia/>. Acesso em 04 abr. 2016.

Silvia Pompeia. Atta Mídia e Educação. Disponível em: <http://www.attamidia.com.br/produtos.php?/aut/47/silvia-pompeia/>. Acesso em 04 abr. 2016.

Disponível em: Portal Educacional, s/d, s/l. <http://www.educacional.com.br/entrevistas/interativa/educadores_pais/entrevista017_imprimir.asp>.

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