Do Portal da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.
“Estou conhecendo coisas novas a cada dia e aprendendo técnicas para produção de vídeos. Nunca tive uma oportunidade dessas e estou achando muito legal”, disse o estudante Rafael Santana, 15 anos, um dos 30 alunos da Escola Municipal Milton Santos, que nesta quarta-feira, 26, participaram da oficina de Captação de Imagens. A oficina faz parte do projeto Eco Kids e Eco Teens, idealizado pelo Ministério Público da Bahia e executado em parceria com a Prefeitura Municipal, o Núcleo Regional de Educação e os conselhos municipais de Educação e Meio Ambiente.
“É um projeto muito importante, que desperta a consciência ambiental dos alunos e ultrapassa os limites da sala de aula, já que os estudantes vão retratar a comunidade onde estão inseridos, através do conteúdo produzido”, destacou a coordenadora pedagógica do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação, Gilvânia Chagas.
Durante a capacitação, os alunos tiveram contato com algumas técnicas de captação de imagens por meio do aparelho celular.
Segundo o ministrante do curso, Márcio Venâncio, a introdução do audiovisual possibilita ao público infantojuvenil o contato com a imagem, que é a principal linguagem nesta era da informação. “Queremos que eles deixem de ser apenas consumidores de conteúdo e passem a ser produtores”, completou Venâncio, que também é coordenador e professor do curso de Cinema da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
Novos aprendizados – No próximo dia 17 de agosto, os alunos do Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa, que também participam do projeto, terão o curso de captação de imagens. O projeto conta ainda com a promoção de oficinas de edição, a serem realizadas na Uesb durante os meses de agosto e setembro.
Também participam da edição 2017 do Eco Kids e Eco Teens, a Escola Municipal Euclides da Cunha, os colégios estaduais Camilo de Jesus Lima e Orlando Leite, além do colégio particular Opção.
Crédito das Imagens: Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.