No ano de 2014, Barra do Choça foi apresentada ao projeto Eco Kids e Eco Teens, em reunião ocorrida no Fórum local, coordenada pela Promotoras de Justiça Soraya Meira e Karina Cherubini, do Ministério Público do Estado da Bahia. Apesar do receio da novidade, a Secretaria de Educação aceitou participar do projeto e indicou as escolas municipais Adelieta Ramalho e Centro Educacional de Barra do Choça – Extensão Primavera, para serem as primeiras escolas a lançarem os jornais ambientais Eco Kids e Eco Teens naquele município.
O projeto continuou de forma ininterrupta no município, com participação de quase todas escolas da rede pública municipal. Somente uma escola ainda não participou, a Escola Municipal Maria da Glória. Por esta razão, a Secretaria Municipal de Educação de Barra do Choça, que integra o Conselho Editorial do projeto Eco Kids e Eco Teens, escolheu essa escola para o projeto em 2020, com a modalidade de jornal Eco Kids.
Para a elaboração do jornal Eco Teens, a indicação da Secretaria de Educação recaiu sobre a primeira escola que participou do projeto em 2014, o Centro Educacional Barra do Choça (CEBN).Será a oportunidade de averiguar as mudanças na escola, após a vivência no projeto de educação ambiental. Na época, não havia árvores na escola. Como estará em 2020, seis anos após sediar, pela primeira vez, o projeto Eco Teens?