Âncora (anchorman), na linguagem jornalística, é definido como “jornalista que participa de todo o processo de produção de um telejornal e, não só apresenta, como também comenta, interpreta e opina sobre as notícias”. É “a face identificável dos departamentos de jornalismo das redes, os chamados ´logotipos vivos” ( GOLDBERG E GOLDBERG, apud SILVA, 2009, p. 15) . Destacam-se pela boa voz, dicção clara e postura e têm função de atrair a atenção do telespectador, passando credibilidade do que está sendo dito.
Pois bem. Percebendo a interligação entre Comunicação e Educação nos jornais Eco Kids e Eco Teens, as escolas que participam do projeto têm destacado alguns estudantes para apresentação falada do jornal, além de sua versão escrita. O resultado são alunos e alunas assumindo a postura de jornalistas de destaque, que transmitem as notícias sobre o meio ambiente e anunciam os diversos quadros das apresentações que se seguem, durante os lançamentos.
Vamos ver alguns exemplos?
A Escola Nucleada de Olivença, em 18 de novembro de 2011, em Ilhéus, iniciou a prática de apresentação do jornal Eco Kids através de “âncoras”, durante o lançamento da 9ª edição.
O Educandário Padre Gilberto Vaz Sampaio, responsável pela 1ª edição do jornal Eco Kids em Vitória da Conquista, em 19 de setembro de 2014, manteve a apresentação de jornalistas, reproduzindo ambiente semelhante aos estúdios de TV.
A Escola Municipal Antonio Carlos Magalhães, em Barra do Choça, gravou a apresentação de seus âncoras em estúdio. E mais, os pequenos jornalistas concederam entrevistas em rádios locais, falando sobre sustentabilidade, antes do lançamento da 2ª edição do jornal Eco Kids, em 17 de dezembro de 2015.
Crédito: Fotos obtidas na internet
A Escola Municipal Maria Célia Ferraz, em Vitória da Conquista, treinou seus alunos até mesmo para a apresentação da proposta do jornal ao Conselho Editorial, quando a pequena jornalista explicou ao colegiado todos os seus termos: editorial, expediente, etc. e justificou a escolha das matérias.
O Centro Municipal de Barra Nova preparou “fichas” para suas jornalistas âncoras, premiando seu bom desempenho na produção do jornal Eco Teens, 1ª edição/ano 2, durante o lançamento que ocorreu no dia 18 de dezembro de 2015.
O município de Alagoinhas também escolheu seus âncoras para os jornais Eco Kids, na Escola Municipal Menino Jesus, no dia 08 de junho de 2016 e Eco Teens, este lançado pela Escola Estadual Maria José Bastos Silva, em 01 de novembro de 2015.
Crédito: Promotoria de Justiça de Alagoinhas.
Referências:
SILVA,Camila Pérez Gonçalves da. Âncora: posturas e evolução de uma atividade jornalística. Revista Eletrônica Temática, ano V, n.6. jun. 2009. Disponível em< http://www.insite.pro.br/2009/junho/ancora_telejornalismo_camila.pdf>. Acesso em 03 jul. 2016.