O Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa fica situado na zona rural de Vitória da Conquista, no Distrito de Bate Pé. Inserida no bioma Caatinga, decidiu, através de sua equipe pedagógica e alunos, destacar o umbu e a palma como temas da 9ª edição do jornal Eco Kids, que será lançado amanhã, dia 29 de setembro de 2017.
O jornal traz curiosidades sobre o umbuzeiro, a começar pela denominação dada por Euclides da Cunha, como Árvore Sagrada do Sertão. Isto porque, além de seu aproveitamento alimentar, aplicações industriais, valor paisagístico, a árvore é espécie altamente resistente a prolongados períodos de estiagem, graças ao armazenamento nas túberas (batatas) subterrâneas. O fruto umbu pode ser usado em doce caseiro, suco, bebida refrigerante ou cachaça e até rapadura. A água acumulada nos túberos tem valor medicinal, contendo vitamina C e sais minerais, sendo usada na medicina caseira contra diarréias, verminoses e escorbuto (CAVALCANTI, 2007).
Conhecendo de perto todos esses atributos, os alunos do 5º ano do Fundamental I, sob a orientação da professora Eunice, do Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa, escreveram um cordel sobre umbuzeiro para o jornal Eco Kids.
Acompanhe:
A batata do umbuzeiro
Batata do umbuzeiro
Fonte de água natural
Muito rica em nutrientes
Pra planta crescer normal |
Figura 1- batata do umbuzeiro |
Pode ser a sede brava
Muito tempo sem chover
Xilopódio poderoso
Faz a planta florescer |
Figura 2- xilopódio |
Além de muita água
Nutrientes minerais
Também serve para matar a fome
De homens e animais |
Figura 3- umbu |
Tá presente no cenário
Das histórias do sertão
Servia para matar a sede
do bando de Lampião |
Figura 4- Maria Bonita, Lampião e seu bando-1936. Foto de Benjamim Abrahao |
Existem muitas batatas
Em plantas do mundo inteiro
Mas nenhuma se compara
à batata do umbuzeiro |
Figura 5- batata do umbuzeiro. Foto de Zé Arteiro. |
Créditos das imagens:
Xilopódio: Os xilopódios são raízes modificadas, com formação de túberas (batatas) que armazenam uma solução nutritiva que é utilizada pela planta para sobrevivência no período de seca que ocorre na região semi-árida do Nordeste (CAVALCANTI, 2007). A formação do xilopódio nas plantas têm início aos 5 dias após a germinação. Nas plantas jovens, forma-se um xilopódio principal que se desenvolve até o primeiro ano, posteriormente, se inicia a formação de xilopódios secundários que crescem em grende número, chegando a um total de até 2.500 xilopódios em uma planta adulta. Fonte: CAVALCANTI, Nilton de Brito. Os xilopódios do imbuzeiro. 29 mar. 2007. Disponível em: http://fatosefotosdacaatinga.blogspot.com.br/2007/03/os-xilopdios-do-imbuzeiro.html. Acesso em 29 set. 2017.
Saiba mais:
AMEAÇADO de extinção, umbuzeiro depende de investimento e pesquisa. Portal Terra, 23 abr. 2013. Disponível em:<https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/ameacado-de-extincao-umbuzeiro-depende-de-investimento-e-pesquisa,edb68a2ee314e310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html>. Acesso em 28 set. 2017.
CARVALHO, Paulo Ernani Ramalho. Árvore do Conhecimento. Disponível em: < http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/especies_arboreas_brasileiras/arvore/CONT000fyr5nvfg02wx5ok0pvo4k3rkrbic9.html> . Acesso em 29 set. 2017.
NATUREZA: Fruta mais emblemática da Caatinga Nordestina, o umbu é ameaçado de extinção. Blog do Anderson, 30 set. 2014. Matéria da National Geographic. Disponível em: <http://www.blogdoanderson.com/2014/09/30/natureza-fruta-mais-emblematica-da-caatinga-nordestina-o-umbu-e-ameacado-de-extincao/> Acesso em 28 set. 2017.
RIGO, Neide. Umbu. Coluna do Paladar. Edição de 07/03/2013. Disponível em: https://come-se.blogspot.com.br/2013/03/umbu-coluna-do-paladar-edicao-de.html. Acesso em 29 set. 2017.