Alagoinhas: Lançamento de jornal ecologicamente correto é marcado por arte, moda e conscientização

EcoArt, Ecomoda, Eco Teens. A manhã desta quarta-feira, 04, não foi apenas o lançamento do jornal Eco Teens produzido pelos 50 alunos do 6º ao 9º ano da Escola Estadual Maria José Bastos Silva. Foi a demonstração de sucesso quando um trabalho é realizado, através da integração entre alunos, professores, diretores, técnicos e comunidade.

O conteúdo que tratou de questões ambientais tem o propósito de alertar e conscientizar os jovens cidadãos sobre a preservação do meio ambiente e formar novos agentes multiplicadores sobre o assunto. Objetivo alcançado. Beatriz Lisboa aprendeu sobre reciclagem, sobre o reaproveitamento daquilo que não precisa ser jogado fora. “Com certeza pretendo continuar realizando essas ações, porque é um modo de ajudar o planeta. Coisas que antes a gente achava que a solução era o lixo, com criatividade podem se transformar em outras coisas”, explicou a estudante.

Já para Matheus Thiago integrar as atividades possibilitou unir o tema ao que realmente gosta de fazer, música. “A escola ficou melhor de frequentar. Mais bonita e mais limpa. E fizemos essa música que a gente apresentou”, declarou o compositor. A letra cantada, em parceria com a colega Taissa, convida as pessoas a ajudar a salvar o planeta. Toda a produção do encarte foi apresentada pelos autores e um desfile com roupas feitas com materiais reaproveitados surpreendeu os presentes.

Suzana Monteiro, promotora do Ministério Público e integrante do conselho editorial do folhetim disse que o projeto faz parte da promotoria de meio ambiente. “Para o Ministério Público é uma alegria ver o engajamento desses alunos e dos professores envolvidos. Como promotora aceitei o projeto para Alagoinhas e foi um ganho para eles e para cidade”.

De acordo com a diretora da escola contemplada nesta edição, Sandra Santos Reis, a realidade dos alunos e o processo lúdico de aprendizado transformou os jovens em multiplicadores conscientes. “Tínhamos educandos que nem vinham à escola. Hoje, eles frequentam a unidade escolar nos dois turnos, com participação ativa nas atividades propostas tanto dentro quanto fora da sala de aula”, citou

A realização do Eco Teens foi uma parceria entre o Ministério Público da Bahia e as secretarias da Educação (SEDUC) e de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA). O informativo que teve com o tema “Reciclagem e reaproveitamento” foi todo produzido durante 45 dias pelos 50 alunos do 6º ao 9º ano da Escola Estadual Maria José Bastos Silva.

Facebook Alagoinhas eco teens 04 11 2015 Facebook Alagoinhas eco teens b 04 11 2015 Facebook Alagoinhas eco teens c 04 11 2015

Crédito das imagens: Secom Alagoinhas

Fonte: Facebook/Secom Alagoinhas, 04 nov. 2015.  Disponível em: <https://www.facebook.com/Secom-Alagoinhas>.

2 comentários sobre “Alagoinhas: Lançamento de jornal ecologicamente correto é marcado por arte, moda e conscientização

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.