Os alunos da Escola Municipal Edivanda Teixeira produziram a 4ª edição- ano 3 do jornal Eco Teens, em Vitória da Conquista. Para o lançamento do jornal, preparam maquetes para representar a criação e destruição do mundo.
Na primeira sequência, seguiram a narrativa bíblica e apresentaram a versão do Criacionismo, segundo a qual o mundo foi criado por um Ser Superior, Deus.
1º dia -Criação do céus e da terra; a terra era sem forma e vazia. Houve a criação da luz e sua separação das trevas. |
2º dia- Criação do firmamento com todos os seus planetas. |
3º dia: Surgimento da terra das águas, das primeiras árvores e da vida vegetal. |
4º dia: Criação do sol, lua e estrelas. |
5º dia: Criação das aves e animais aquáticos. |
6º Dia- Criação do homem e de todas animais que vivem em terra firme. |
A segunda versão mostra o caminho inverso, o caminho da destruição, por ação humana. A maquete final representa cenários vistos pelos alunos, marcados pela ausência de arborização, solo infértil e poluído, com visíveis resíduos sólidos espalhados em sua superfície.
Meio ambiente preservado, com fauna e flora. |
Retirada da vegetação. Desmatamento a corte raso. |
|
|
|
|
|
Poluição, desmatamento, escassez hídrica, componentes de cenário não promissor. |
O contraste das imagens impressionou aos que compareceram ao lançamento da edição do jornal Eco Teens. Revela espírito crítico e interdisciplinaridade, já que, para a tarefa, foram conjugadas pelo menos três disciplinas (História, Ensino Religioso e Artes). Com isto, atendeu-se a um dos propósitos da educação ambiental, o pluralismo de idéias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade, como determina a Lei nº 9.759/1999.