A segunda edição do jornal ‘Eco Kids’, um periódico produzido com artes e notícias sobre meio ambiente produzidas por alunos do Educandário Professor Carlos Correia Menezes Sant’Anna, em Ibirajá, município de Itanhém, foi lançado na tarde da última quinta-feira (24), com a participação do promotor de Justiça Regional Ambiental de Teixeira de Freitas e coordenador regional do Núcleo Mata Atlântica (Numa), Fábio Fernandes Corrêa.
Além do promotor, se fizeram presentes o prefeito Milton Ferreira Guimarães, o Bentivi, vice-prefeito Alex Chaves, secretária da Educação Lucineide Gonçalves, secretário da Agricultura, Rogério Lopes, diretor de Meio Ambiente Adailton Marques, diretora do Eduprocames, Miryan Vilas Boas Santos, professores e pais de alunos.
Idealizado pela promotora de Justiça Karina Gomes Cherubini e incorporado ao Planejamento Estratégico do Ministério Público do Estado da Bahia, o ‘Eco Kids’, foi elaborado a partir de recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, sob a coordenação do MP e dos municípios que aderem ao projeto.
Desenvolvido pelos alunos, sob a orientação dos professores e pedagogos da escola indicada pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação, o jornal tem um importante papel multiplicador, conforme entende o coordenador regional do Numa. “Além de desenvolver a consciência ambiental no aluno, o ‘Eco Kids’ atinge as famílias e os vizinhos, tendo alcance comunitário”, frisou Fábio Fernandes Corrêa, no site do Ministério Público da Bahia, destacando ainda que a educação é a principal ferramenta para mudanças de comportamento que levem a uma postura mais protetiva com relação ao meio ambiente.
Os alunos que tiveram seus textos escolhidos para o ‘Eco Kids’ receberam uma medalha e um certificado.
Fonte: Radar 58, 26 set. 2015. Disponível em<http://radar58.com.br/2a-edicao-do-jornal-eco-kids-projeto-do-ministerio-publico-e-lancado-em-ibiraja/> Acesso em 03 out. 2015.