Feira da Patagônia: conhecer para preservar. Esse foi o tema do Jornal Eco Teens, produzido pelos alunos do Colégio Estadual Camilo de Jesus e lançado na manhã desta sexta-feira, 18. O impresso é parte do Projeto Eco Kids e Eco Teens, idealizado pelo Ministério Público da Bahia e executado em parceria com a Prefeitura Municipal, Núcleo Regional de Educação e conselhos municipais.
Além de apresentações culturais, a culminância do projeto contou com a exposição das conclusões de pesquisas feitas pelos estudantes sobre o bairro Patagônia, local onde a escola foi implantada em 2013. “Estamos orgulhosos do trabalho executado pelos nossos alunos e de todos os resultados apresentados, afinal, eles se envolveram, agarrando essa oportunidade e dando o melhor por ela”, declarou a diretora da instituição, que conta com cerca de 900 alunos, Maria do Socorro Costa.
Representando o Ministério Público, a promotora de Justiça, Karina Cherubini, que atua na área de meio ambiente, destacou que a escola foi feliz com a escolha do tema. “Eles decidiram abordar o Meio Ambiente Urbano, que é muito importante, pois atitudes indevidas nesse meio causam profundos impactos”, disse.
A coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Carla Brandão, lembrou que o jornal é o resultado final de todo um trabalho de consciência ambiental desenvolvido ao longo dos meses de execução dos projetos nas escolas envolvidas.
Além de abordar aspectos econômicos e sociais da Feira da Patagônia, os estudantes abordaram temas como reciclagem e horta comunitária. “Este foi um trabalho muito bom, pois mostramos para a nossa comunidade o que podemos fazer para melhorar o lugar onde vivemos”, concluiu a estudante Elisana Santos.
Esta edição do projeto conta ainda com produção de vídeos pelos estudantes das seis escolas envolvidas.
Reprodução integral do Portal da Prefeitura de Vitória da Conquista, 18 ago 2017. Disponível em: http://www.pmvc.ba.gov.br/projeto-eco-kids-e-eco-teens-colegio-estadual-camilo-de-jesus-lima-lanca-jornal/. Acesso em 21 ago. 2017.