O Município de Itapetinga(BA), situado na região sudoeste da Bahia, marcado pelo desenvolvimento da pecuária extensiva como principal atividade econômica (SOUZA, 2017), com intenso processo de transformação de paisagens (LIMA; PINTO, 2017), sedia campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. A presença da Academia facilita que pesquisas sejam realizadas em escolas locais, tanto que, em dois artigos científicos, foram encontradas referências sobre a educação ambiental em Itapetinga.
Segundo o artigo 126 da Lei Orgânica do Município (ITAPETINGA, 1990), a educação ambiental é disciplina obrigatória na grade curricular. Isto autorizaria pressupor que, por força do mandamento legal municipal, toda escola de Itapetinga trabalha e desenvolve atividade de educação ambiental como disciplina estanque. No entanto, segundo Santos, Silva e Pereira (2011), isto ocorreu por apenas dois anos desde a promulgação da lei. A aplicação desse mandamento legal não foi pacífica, eis que houve conflitos com professores de Ciências e de Geografia, para quem a disciplina Educação Ambiental provocava um “sombreamento de conteúdos” (SANTOS; SILVA; PEREIRA, 2011). Em outra pesquisa realizada no município de Itapetinga, verificou-se que a educação ambiental ou não observava a forma interdisciplinar ou seus agentes perdiam a empolgação inicial, comprometendo a continuidade dos projetos (SILVA et al, 2008, p. 413-414).
A partir do dia 15 de março de 2017, três escolas de Itapetinga vão executar o projeto Eco Kids e Eco Teens, projeto de educação ambiental coordenado pelo Ministério Público da Bahia. Será uma boa oportunidade de retomar as pesquisas, efetuar revisão bibliográfica, elaborar as hipóteses e partir para o estudo de caso. Funcionará a implantação dos jornais Eco Kids e Eco Teens como estímulo à transversalidade e interdisciplinaridade da educação ambiental nas escolas de Itapetinga (BA)?
Problema dado, aguarde a reunião de avaliação, ao final do ano, para ver o resultado!
Referências:
HISTÓRIA da Cidade. Portal da Prefeitura Municipal de Itapetinga. Disponível em: http://www.itapetinga.ba.gov.br/?page_id=11>. Acesso em 18 fev. 2017.
ITAPETINGA. Lei Orgânica do Município, de 05 de abril de 1990. Disponível em: <https://www.aocp.com.br/concursos/arquivos/lei_organica_itapetinga.pdf>. Acesso em 17 fev. 2017.
LIMA, Espedito Maia; PINTO, Josefa Eliane Santana de. Economia e Meio Ambiente: Cenário Atual e Tendências no Município de Itapetinga, Bahia – Brasil. Disponível em:<http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal12/Procesosambientales/Usoderecursos/48.pdf>. Acesso em 19 fev. 2017.
SANTOS, Naiara Limeira dos; SILVA, Sandra Lúcia da Cunha e; PEREIRA, Reginaldo Santos. A Atuação do Poder Legislativo no Município de Itapetinga, Bahia (1950- 2009): Um Olhar sob o Ponto de Vista Ambiental. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer. Goiânia, vol. 7, n .12; 2011. Disponível em: <http://www.conhecer.org.br/enciclop/2011a/ambientais/a%20atuacao.pdf>. 17 fev. 2017.
SILVA, Sandra Lúcia da Cunha e et al. Educação e Meio Ambiente no Município de Itapetinga: Uma Relação Sendo Construída. REMEA – Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S.l.], v. 20, set. 2013. ISSN 1517-1256. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/remea/article/view/3857>. Acesso em: 18 fev. 2017.
SOUZA, Vanessa Nascimento. A Política e Economia no Município de Itapetinga na Década de 1990. Disponível em:<http://www.uesc.br/eventos/cicloshistoricos/anais/vanessa_nascimento_souza.pdf>. Acesso em: 19 fev. 2017.
Imagem da capa: Praça do Boi/Itapetinga. Disponivel em: <http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=462528>. Acesso em 13 mar. 2017. Captura para efeitos ilustrativos.