Na manhã de hoje, foi lançada a 1ª edição do jornal Eco Kids do Município de Anagé, produzida com o envolvimento direto de 160 alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Benito Gama. Participaram do evento o engenheiro Lázaro Brito, representando o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), a Promotora de Justiça Regional Ambiental de Vitória da Conquista, Karina Cherubini, Queith Rebouças Meneses Brito, representando a Secretaria de Educação e Maria Karini Soares Ribeiro de Almeida, representando o Núcleo Regional de Educação, entre outros convidados e familiares de alunos.
É o primeiro ano do projeto de educação ambiental coordenado pelo Ministério Público da Bahia com a parceria de Anagé, com o apoio da Secretaria de Educação, Secretaria de Meio Ambiente, Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Conselho de Acompanhamento do Fundeb e Núcleo Regional de Educação (NRE-20), que formam o Conselho Editorial do jornal.
A 1ª edição do jornal Eco Kids teve o título “As águas do rio Gavião” , rio que dá origem à Barragem de Anagé, que abastece todo município. Abrindo a solenidade, Andréia Oliveira, diretora da escola, contou sobre os preparativos para o jornal, que incluíram aulas de campo às margens do rio Gavião e na própria Barragem.
Outra atividade preparatória foi uma “roda de conversa”, com o senhor Joaquim Marinho, de 71 anos, que contou suas lembranças sobre a construção da barragem e como era Anagé antes desse reservatório.
A turma do 1º ano B aproveitou os materiais recicláveis que coletaram na beira do rio Gavião e transformaram os resíduos em arte. Veja alguns dos trabalhos feitos pelos alunos, expostos durante o lançamento do jornal Eco Kids:
Crédito das imagens: Inema/Lázaro Ramos.